Ela teve a primeira (e única) filha aos 40, fez sua primeira protagonista na TV aos 54. Aos 65, se prepara para viver uma nova personagem que promete fazer barulho na próxima novela das 19h da Globo.
É claro que é bobagem dizer que “a vida começa aos 40”, mas, no caso de Lilia Cabral, podemos dizer que ela pode dar grandes reviravoltas depois dessa idade.
“Todas as minhas grandes conquistas na vida foram mais tarde. Eu nasci numa família mais velha, meus pais me tiveram mais tarde. Nunca tive medo de envelhecer”, disse a atriz, em entrevista para esta coluna.
E com a nova personagem que ela vai viver nas telas no segundo semestre, Lilia está animada com a possibilidade de levar essa discussão dos recomeços da maturidade para milhões de mulheres pelo Brasil.
Ela será Bebel, matriarca da família Montebello, que acabou largando todos os seus sonhos para se dedicar à família. Com a descoberta da existência de uma filha ilegítima do marido (Leopoldo Pacheco), fruto de uma traição, Bebel vai rever as próprias decisões e atitudes, e decide dar um novo rumo à própria vida.
E vai reviver um romance do passado depois dos 60 anos, com Nero (Edson Celulari). “Eu sei que muita gente da minha idade assiste a novela das 19h. Cada um tem seu tesouro para descobrir na vida. Eu quero que as pessoas tenham essa esperança de poder se reinventar em qualquer idade.”
E ela, Lilia, já teve medo de perder trabalhos, de deixar de ser uma atriz requisitada por conta do etarismo, preconceito que por tantas vezes coloca as mulheres na invisibilidade depois de uma certa idade?
Para ser sincera, não tive. Se o telefone não tocar, eu vou criar alguma coisa para mim, como meus pais, que foram imigrantes, fizeram ao chegar aqui no Brasil. Estou numa geração que está lutando para derrubar preconceitos. Para a gente estar bem, estar onde quiser estar. E o que ajuda muito é falar sobre o tema. Porque no passado a velhice era tabu, nós estamos derrubando isso.
Se cuidando sem neuras
Lilia conta que para se manter bem cuida da alimentação e faz atividade física, mas sem exageros. “Não bebo, não fumo, não como junk food. Mas se tiver vontade de comer um hambúrguer, vou lá comer. Não sou radical. E estou sempre em movimento. Faço exercícios, gosto de andar. De academia eu não gosto, mas dou um jeito, porque sei que é importante.”
Lilia conta que não tem grandes preocupações com rugas, com as marcas do tempo, mas, sim, com a saúde. “Não tenho botox, plástica, nada. Isso realmente não me aflige. Eu quero saúde, física e mental. O melhor da juventude não é a pele jovem, é a nossa clareza, a nossa cabeça. É isso que eu luto para manter em dia.”
Na próximo semana, dia 13 de julho, a atriz completa 66 anos. O que a gente pode desejar então, é saúde, e que você continue nos inspirando, Lilia Cabral.
Em seminário virtual com a equipe do gabinete parlamentar, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) definiu, no último final de semana, o plano de...
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), apresentou, na segunda-feira (6), uma série...