Foto: Reprodução / Jeff Roberson, File / AP Photo

O McDonald’s não é mais a maior rede de restaurantes do mundo, de acordo com o jornal britânico The Independent. A rede chinesa de chá de bolhas e sorvetes chamada Mixue Bingcheng conta com mais de 45 mil restaurantes no mundo todo em setembro de 2024, enquanto o número de restaurantes do McDonald’s é de cerca de 41.800, de acordo com a plataforma europeia de dados Statista.

A rede de fast-food com sede na Ásia é conhecida por vender sorvetes cremosos por um yuan (cerca de 87 centavos, em reais) e bebidas que variam de 2 a 8 yuans (R$ 1,60 a R$ 6,41).

Apesar do seu grande número de lojas, 90% delas estão na China. Também há pontos de venda na Indonésia, Vietnã e Malásia. Não há nenhum restaurante da rede nos Estados Unidos, de acordo com o jornal do Reino Unido.

A Mixue Bingcheng foi fundada em 1997 pelo empresário chinês Zhang Hongchao e começou como uma loja que vendia gelo raspado e bebidas geladas. “Deixe as pessoas ao redor do mundo comerem bem e beberem bem por apenas dois dólares americanos”, disse Hongchao anteriormente à mídia estatal chinesa sobre sua estratégia para o negócio, segundo informação obtida pelo The Independent.

Segundo a Forbes, o patrimônio de Hongchao é de cerca de US$ 7 bilhões (ou R$ 40,5 bilhões). Mais de 99% das lojas da rede de chá de bolhas são franqueadas, com a maior parte de sua receita proveniente da venda de materiais alimentícios, equipamentos e embalagens para seus franqueados.

Embora o Mixue Bingcheng tenha o maior número de lojas no mundo, sua receita ainda fica atrás de outras grandes redes de bebidas nos EUA, como Starbucks e Tim Hortons. Porém, a rede tem um crescimento rápido: o lucro líquido saltou 42% nos primeiros nove meses de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior — alcançando 3,49 bilhões de yuans (R$ 2,8 bilhões). Sua receita aumentou 21% no mesmo período, chegando a 18,7 bilhões de yuans (R$ 15 bilhões).

Lucros do McDonald’s

Em fevereiro de 2025, o McDonald’s reportou um lucro líquido no quarto trimestre de US$ 2,02 bilhões (R$ 11,7 bilhões), ou US$ 2,80 (R$ 16,21) por ação, abaixo dos US$ 2,04 bilhões (R$ 11,8 bilhões) do ano anterior.

As vendas da rede de fast food sofreram depois que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças associaram um surto fatal de Escherichia coli (E. coli) — bactéria gram-negativa que pode causar infecções, como infecção urinária ou gastroenterite — aos seus hambúrgueres.

Com informações do IG