Foto: Márcio Melo / Seminf

Considerada uma das áreas mais populosas da capital, a zona Norte foi contemplada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com diversos serviços de infraestrutura e passa a contar com 909 vias recapeadas. A região estava com bastantes ruas deterioradas devido aos inúmeros buracos formados pelo desgaste natural do asfalto, comprometendo a passagem de veículos e pedestres.

O secretário de Obras, Renato Junior, explica que as frentes de trabalho do programa “Asfalta Manaus” já beneficiaram mais de 3,5 mil vias e têm mudado a realidade das pessoas dentro de bairros e comunidades da cidade.

“O ‘Asfalta Manaus’ é o maior programa de pavimentação urbana da história, renovando a malha viária da capital e levando asfalto pela primeira vez a vias que existiam apenas no barro. A pavimentação tem a missão, não só de melhorar a trafegabilidade das vias, mas principalmente de melhorar a vida das pessoas. Uma rua pavimentada impacta, não só na valorização dos imóveis da área, mas também na saúde das pessoas que lá residem, além de diminuir consideravelmente a emissão de poeira e melhorar a qualidade do ar, contribuindo assim para prevenção de doenças respiratórias e para o bem-estar geral da comunidade”, afirmou Renato Junior.

As equipes da Seminf já atuam no local com várias frentes de obras em todos os bairros da zona Norte. No bairro Cidade de Deus, 106 vias já foram atendidas; no bairro Cidade Nova, 242 vias receberam novo asfalto; no bairro Nova Cidade, 239 vias já foram beneficiadas; no Santa Etelvina, 143 vias foram recapeadas; e entre outros.

Para a execução dos serviços, as equipes fazem uso de retroescavadeira, vibroacabadora, rolo compressor e caminhões. Os trabalhos são iniciados pelo serviço de fresagem (remoção da camada antiga do pavimento), para posteriormente avançar para a aplicação de uma nova camada de asfalto.

O aposentado Antônio Teixeira, de 48 anos, comemora o novo cenário das ruas asfaltadas. “Eu sou um dos fundadores do Campo Dourado e há muitos anos eu não via uma pavimentação nas ruas, era muito complicado andar pelos buracos e valas, ainda mais eu, que tenho uma deficiência física. Agora está muito melhor para a minha estabilidade, só tenho a agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras pelo asfalto de primeiro mundo”, comemora o morador.

O maior programa de recuperação viária de Manaus, deixa a marca da qualidade na execução dos serviços que são iniciados pela fresagem, com a retirada do asfalto desgastado e velho, passando pela preparação da base, para finalizar o serviço de infraestrutura com a aplicação da massa asfáltica, com um padrão implantado pela prefeitura de cinco centímetros de espessura de camada, o mesmo padrão para todas as vias da capital.

“A determinação do prefeito David Almeida é de atendermos o maior número de vias possíveis, incluindo becos, vielas, ruas e avenidas com o mesmo serviço de excelência criado pela Prefeitura de Manaus, e não apenas as ruas principais. Todas as zonas da capital estão sendo beneficiadas”, concluiu Renato Junior.