
A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, ganhadora do Nobel da Paz, parabenizou hoje o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, de extrema direita.
Ela expressou confiança no apoio dele para uma “transição ordenada para a democracia na Venezuela”.
“Meu carinho e respeito ao povo do Chile por um dia de eleições extraordinário, um exemplo para muitas nações da América Latina e do mundo”, escreveu a líder da oposição venezuelana, de 58 anos, no X.
“Sabemos que podemos contar com o seu apoio para garantir uma transição ordenada para a democracia na Venezuela, para a reconstrução do nosso país e para consolidar um hemisfério seguro, próspero e livre”, acrescentou no X.
Kast, um advogado conservador de 59 anos, venceu com 58% dos votos, derrotando a candidata comunista moderada Jeannette Jara, que representava uma coalizão de esquerda e obteve 42%, segundo a apuração quase finalizada.
Durante sua campanha, o presidente eleito prometeu deportar quase 340 mil imigrantes em situação irregular, em sua maioria venezuelanos, e combater de frente o crime no país sul-americano.
Mi cariño y respeto al pueblo de Chile por una extraordinaria jornada electoral, ejemplo para muchas naciones de América Latina y el mundo.
Al Presidente Electo de Chile, @joseantoniokast, le envío mi cariño y felicitaciones por la confianza que ha recibido. En nombre de los…
— María Corina Machado (@MariaCorinaYA) December 15, 2025












