A Globo vem enfrentando dificuldades para vender as partidas da seleção brasileira para 2025. Além de amistosos, o pacote inclui as últimas rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, incluindo um clássico contra a Argentina.
Segundo apurou a coluna, o motivo é a má fase da seleção. Mesmo com os jogos alcançando bons números de audiência, anunciantes entendem que o público não tem mais prazer e simpatia em assistir ao time canarinho em campo —o que, consequentemente, não traz retorno de mídia.
Para o ano que vem, apenas uma marca dos dois patrocinadores sinalizou à Globo que vai renovar o contrato das transmissões. Não há fila de anunciantes, como já aconteceu nos tempos áureos da seleção.
Em 2024, já houve problemas neste sentido. A Globo só conseguiu vender duas cotas de patrocínio para os jogos, o que foi considerado abaixo do esperado. No Brasileirão, por exemplo, a emissora negocia cerca de oito cotas.
Segundo documentos obtidos pela reportagem, a Globo oferece as cotas da seleção brasileira pelo valor de R$ 30,7 milhões cada uma. Para o ano que vem, são prometidos dez jogos.
Quatro deles são amistosos, enquanto outros seis são das eliminatórias. Brasil x Argentina está marcado para 25 de março de 2025.
A Globo tem contrato para a exclusividade de partidas da seleção brasileira até 2026, quando vai acontecer a Copa do Mundo nos Estados Unidos, México e Canadá. A emissora da família Marinho tem direitos de metade dos jogos da competição da Fifa.
Para fortalecer a luta antirracista e o combate à discriminação racial, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam),...