Troféu do Campeonato Amazonense 2025 (Foto: Paulo Bindá)

A edição do Campeonato Amazonense de 2025 virá com algumas novidades para equipes e torcedores. O anúncio foi feito durante o lançamento da competição, na noite de quarta-feira (8), em um jantar promovido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) na Arena da Amazônia.

Hoje a gente começa uma história dividida em capítulos. Eu não sei quem vai ganhar a taça. Todo mundo tirou foto com ela, mas vai ganhar a melhor equipe”, disse o presidente da FAF, Ednailson Rozenha, em seu discurso de abertura.

Mudanças

Durante o dia, a Federação anunciou mudanças na primeira rodada. A abertura, que seria entre Manaus e Nacional, agora será entre Amazonas FC e Sete. A partida acontece no dia 25 de janeiro, um sábado, às 15h30, no estádio Larissa Silva, em Presidente Figueiredo (distante 107 km de Manaus). Anteriormente, o palco era o estádio Carlos Zamith.

No mesmo dia, mas às 19h, Manaus e Nacional se enfrentam na Arena da Amazônia. O confronto estava marcado inicialmente para o dia 23 de janeiro (quinta-feira), mas foi alterado por conta do jogo entre Vasco e Madureira, que acontecerá na Arena da Amazônia. A partida é válida pelo Campeonato Carioca.

Complementando a primeira rodada, no dia 26 (domingo), às 15h30, São Raimundo e RPE se enfrentam no estádio da Colina. A partida estava originalmente programada para o dia 25, mas também sofreu alteração.

O único duelo que não passou por mudanças foi o jogo entre Princesa do Solimões e Manauara, que permanece programado para o dia 26, às 16h, no estádio Gilbertão, em Manacapuru.

Sobre as mudanças, Rozenha comentou que a abertura acontecerá na Arena e com uma bela programação.

“A gente programa um bom campeonato pela noite na Arena da Amazônia entre Manaus e Nacional. Tenho uma convicção que será uma grande festa. Vai ocorrer o jogo pela tarde em Presidente Figueiredo por pedido do Amazonas, mas abertura mesmo vai ser à noite”, disse.

Atual campeão amazonense, o Manaus fala da importância de uma abertura à altura do Barezão.

“Primeiramente (gostaria de) parabenizar o presidente Rozenha, que fala e leva o futebol profissional com muita seriedade. Ele faz não só a abertura, mas também o encerramento e é isso que faltava ao futebol, isso atrai novos investidores. Com certeza teremos um campeonato de 2025 bem melhor que o que foi em 2024”, disse Giovanni Silva, presidente do Manaus FC.

Já o presidente do Nacional, Saullo Vianna, se disse ansioso para abrir a competição e ver em campo o projeto desenvolvido desde o ano passado.

“Expectativa grande. Confesso que estou ansioso para que chegue logo dia 25, que é a nossa estreia, e possa ver o trabalho, que está sendo feito fora de campo, dar resultado dentro de campo. Mas por outro lado, vejo também que teremos o campeonato amazonense mais disputado, vejo que as equipes estão montando grandes elencos e o ganho para o futebol amazonense será grande. Espero ver aí um campeonato bem disputado e, se Deus quiser, ver o Nacional de volta na final”, explicou.

Com informações de A Crítica