Elis Regina e Maria Rita em comercial dos 70 anos da VW - Foto: Divulgação

A Volkswagen comemorou ontem (03) o seu aniversário de 70 anos. Para marcar o evento de comemoração, a marca confirmou a chegada da ID.Buzz para o segundo semestre do ano. Porém, foi a apresentação em primeira mão do comercial da nova “Kombi” que marcou o evento do ginásio do Ibirapuera São Paulo. A peça junta o antigo e o novo modelo de uma forma emocionante, unindo Elis Regina e Maria Rita com uso de inteligência artificial.

Com a mãe ao volante de uma Kombi dos anos 60 e a filha comandando a ID.Buzz, as duas cantam Como nossos pais, belíssima canção do Belchior que ficou ainda mais famosa com a interpretação irretocável de Elis Regina. Dá uma olhada no vídeo, mas pegue um lenço antes.

Projetado pela AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, o filme usou tecnologia de inteligência artificial treinada especificamente para fazer o reconhecimento facil de Elis Regina. Ao contrário de outros projetos de IA que usam tecnologia pré-treinada a partir de dados genéricos.

O público de cinco mil pessoas do ginásio do Ibirapuera já estava emocionado àquela altura. Porém, se já haviam olhos marejados e vozes embargadas, tudo se tornou marcantemente emocionante quando Maria Rita subiu no palco para cantar a mesma música.

Ninguém escapou nessa hora. Nem mesmo Maria Rita que, ao terminar de cantar a música, não conteve a emoção e chorou também, abraçada ao CEO da VW Brasil, Ciro Possobom.

Foi o reencontro de dois mitos da MPB. E de dois carros que estão separados também pelo tempo, mas ainda têm a possibilidade de se encontrarem pessoalmente. Elis morreu em 1982, quando Maria Rita tinha quatro anos. Não deixa de ser a chance delas fazerem um dueto.


Nova Kombi chegará no segundo semestre deste ano – Foto: Divulgação

No vídeo, outros modelos da VW aparecem, além de pessoas que marcam épocas diferentes, sem falar de uma camiseta com a figura do Belchior. Uma viagem no tempo.

Volkswagen ID.Buzz

Após algumas aparições, a ID.Buzz teve a chegada confirmada para o segundo semestre deste ano. Para combinar com o aniversário de 70 anos da marca, serão apenas 70 unidades. A VW ainda não confirmou como será a forma de comercialização, mas a grande chance é de que ela repita o formato de assinaturas confirmado para o SUV ID.4.

A nova Kombi mantém o formato de van da anterior e insere alguns toques nostálgicos, o que inclui aí o grande símbolo da VW na dianteira.


Encontro da Volkswagen Kombi antiga e a nova nos 70 anos da VW – Foto: Julio Cabral

Da mesma maneira que a original, o motor e a tração são traseiros, porém, ficou para trás a época do quatro cilindros refrigerado a ar das primeiras Kombis. No lugar dele, há um compacto propulsor elétrico de 204 cv alimentado por uma bateria de 77 kWh. Com uma tomada CCS, em estação de carga rápida de corrente contínua, a potência de carga chega a 170 kW, contra 11 kW da corrente alternada. No modo mais potente, a carga da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.

*Com informações de IG