Incêndios florestais na Grécia — Foto: Reprodução / Twitter

Entorno de duas mil pessoas foram forçadas a deixar uma ilha grega devido a um incêndio que se propagou na região, levando as autoridades locais a adotarem medidas imediatas para garantir a segurança dos habitantes e dos visitantes presentes na ilha . Até o momento não há registro de pessoas feridas, informou o Ministério de Crise Climática e Defesa Civil da Grécia.

Os incêndios em florestas na ilha de Rhodes e no distrito de Lakonia, no sul da Grécia, haviam sido controlados na sexta-feira. Mas as chamas se alastraram rapidamente, ameaçando áreas povoadas e colocando em perigo a vida das pessoas que estavam lá.

As equipes de bombeiros e serviços de emergência foram acionadas para controlar o incêndio e auxiliar no processo de evacuação. A situação está sendo monitorada constantemente, e os esforços para combater o fogo e proteger a população continuam em andamento.

Incêndios florestais na Grécia castigam o país pelo quinto dia consecutivo à medida que uma nova onda de calor atinge o país. Mais de 100 casas e empresas foram gravemente danificadas por este incêndio e outro próximo a Atenas que as autoridades controlaram no início da semana.

O Ministro da Crise Climática, Vassilis Kikilias, reiterou para que as pessoas a permaneçam em estado de alerta. O risco de incêndios florestais nos próximos dias continuará alto e mais calor é previsto.

“Estamos enfrentando um período muito difícil de três dias, sexta-feira, sábado e domingo, com condições climáticas extremas e temperaturas muito altas, seguidas por ventos fortes”, disse o ministro, acrescentando que, após um breve período de alívio, outra onda de calor está prevista a partir da metade da próxima semana.

*Com informações de IG