A superintendência do Amazonas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apresentou esta semana ao deputado federal Amom Mandel um conjunto de propostas estratégicas para fortalecer a conservação da fauna e ampliar a infraestrutura de apoio ao manejo comunitário na Amazônia.
Entre os encaminhamentos imediatos está o envio do calendário de solturas de quelônios vinculadas ao Projeto Pé-de-Pincha e ao Programa de Qualidade Ambiental (PQA). Também foi discutida a inclusão das áreas de manejo de quelônios em projetos de crédito de carbono, como forma de reconhecer o serviço ambiental prestado pelas comunidades tradicionais.
No campo das propostas para destinação de emendas parlamentares, o Ibama-AM destacou ações estruturantes, como:
• Construção de passagens de fauna em Manaus em pontos estratégicos para reduzir atropelamentos de animais silvestres;
• Recursos para transporte aéreo de animais, garantindo deslocamentos seguros em operações emergenciais;
• Aquisição de veículo adaptado para transporte de fauna que necessite de atendimento de saúde;
• Estruturas de apoio ao manejo de quelônios (chocadeiras, áreas de soltura e barracões comunitários);
• Equipamentos para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), como caixas e grades de transporte;
• Apoio logístico às comunidades manejadoras de pirarucu, com motos, botes, motores de popa, redes e kits de beneficiamento de pescado;
• Implantação de flutuantes frigoríficos em comunidades-polo, agregando valor à produção sustentável.
O Superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, ressaltou a importância do alinhamento entre o parlamento e os órgãos ambientais:
“Essas propostas não são apenas demandas institucionais, mas compromissos com a proteção da fauna, o fortalecimento do manejo comunitário e a garantia de alternativas econômicas sustentáveis para a Amazônia. Contar com o apoio do deputado Amom Mandel é fundamental para transformar essas iniciativas em realidade.”
Além das propostas iniciais, o Ibama também sugeriu novas alternativas para emendas, incluindo projetos de educação ambiental em escolas, apoio às brigadas do Prevfogo, investimentos em monitoramento por drones, estímulo ao turismo de base comunitária e fomento à pesquisa científica aplicada.
Um momento histórico para homenagear dois filhos do Amazonas que engrandecem a Justiça do Brasil, dignificando nosso Estado em cada passo de sua caminhada...
No Everest, uma equipe de operadores de drones juntou-se nesta temporada de escalada aos alpinistas e guias no acampamento-base. Sua missão: ajudar a limpar...