Lançada em 2007 com o propósito de oferecer uma mobilidade acessível aos brasileiros, a pequenina Honda Pop completa, em 2022, 15 anos de presença em nosso mercado. E ao longo de sua trajetória, a “Popzinha”, como é conhecida em alguns locais, se destaca por ser o principal meio de transporte de muitas famílias e motociclistas Brasil afora.
Ao longo de sua trajetória, a Pop acumula mais de 1,4 milhões de unidades produzidas em Manaus e é o 4º modelo mais vendido da Honda, ficando atrás de modelos como CG, Bros e Biz. O Nordeste é a região onde o modelo é mais comercializado, representando 67% de suas vendas no mercado brasileiro, seguida pela região Norte, com 19% do volume negociado.
A Pop é uma motocicleta econômica, de manutenção barata e em relação ao combustível, pois o modelo tem uma média de consumo de 59,6 km/l para utilização na cidade, segundo as medições do Instituto Mauá – autonomia que pode variar conforme a condição climática e a estrutura física do piloto.
“Comemorar os 15 anos da Pop no mercado brasileiro é motivo de grande orgulho para a Honda. Sem dúvidas, o modelo é um dos destaques do nosso line up e uma ótima opção para aqueles que estão em busca de economia, sem abrir mão da qualidade, resistência e conforto. Mas além dessas características, a Pop é uma motocicleta democrática, que oferece mobilidade aos milhões de brasileiros que a utilizam no dia a dia, em todos os cantos do país, e isso significa muito para nós.”, afirma Alexandre Cury, Diretor Comercial da Honda Motos.
Honda Pop, criada para popularizar o motociclismo no Brasil
A Pop é uma motocicleta genuinamente nacional, pois foi desenvolvida pela equipe local de engenharia da marca, que considerou as caraceterísticas e necessidades do brasileiro para o produto. Por isso ela reúne aspectos como robustez, harmonia no design, suspensões capazes de trafegar em qualquer tipo de terreno e assento amplo.
Sua primeira versão foi a Pop 100, que passou por sua primeira atualização alguns anos depois, recebendo mudanças importantes que visavam atender à terceira fase do Programa de Controle da Poluição do Ar, o PROMOT, vigente na época.
Em 2016 o modelo teve sua grande evolução, quando passou a se chamar Pop 110i e recebeu um novo motor com injeção eletrônica, reformulação no design e passou a oferecer três anos de garantia. Uma das últimas melhorias adotadas no modelo foi a implantação do sistema de freios combinados (CBS), diferencial que confere ao modelo mais segurança.
Conceitos baseados na Pop
No último Salão Duas Rodas a Pop também foi uma das protagonistas do estande da Honda, com duas versões conceituais expostas no evento. A Rally foi concebida com inspiração no universo das aventureiras como a Africa Twin, explorando a versatilidade e a resistência de uma moto off-road.
Enquanto isso, a versão Vintage foi criada com os trejeitos de uma motocicleta scrambler e buscava retratar o cotidiano dos surfistas, tendo entre seus diferenciais um suporte para transportar a prancha, uma adaptação que é feita por muitos proprietários de Biz e Pop em cidades litorâneas.
Moto mais barata do line-up atual da Honda, a Pop 110i está disponível nas cores branca, preta e vermelha e tem preço sugerido de R$ 7.850, valor que não contempla despesas com o frete. Em 2021, o modelo encerrou o ano com 105.899 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave.
*Com Motociclismo Online