
Dando continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19 no Amazonas, o Governo do Estado enviou, na manhã desta sexta-feira (29/01), 13.768 doses das vacinas AstraZeneca e Coronavac para atender 15 municípios das diferentes calhas dos rios.
A ação de armazenamento e entrega das doses está sendo realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Ao todo, quatro aeronaves carregando os imunizantes e seringas saíram da capital amazonense às 6h. São voos devem levar em média 8 horas para abastecer os municípios de destino.
De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Elder Figueira, esse é o terceiro envio das vacinas do Ministério da Saúde recebidas pelo Amazonas e, no caso da vacina AstraZeneca, é uma complementação na campanha de vacinação, uma vez que todos os municípios já receberam doses suficientes de vacinas.
“A gente continua com a distribuição das vacinas que a gente tem recebido do Ministério da Saúde contra a Covid-19, dessa vez estamos mandando para várias calhas de rios do interior do Amazonas, desde a região do Madeira até a região do alto Solimões, que vão receber essas vacinas. É uma importante estratégia para a gente enfrentar a pandemia e diminuir a carga de doença tanto na capital, quanto no interior”, afirmou.
Elder Figueira ressaltou ainda que a vacina AstraZeneca da Fiocruz tem um diferencial importante, pois o intervalo de tempo da primeira para a segunda dose são de três meses, o que contribui para atender a população dos municípios mais distantes em tempo hábil. “Os envios das vacinas para o interior continuam, assim como a distribuição para capital amazonense”, disse.
Distribuição de doses por municípios – Dia 29/01
- Lábrea: 390
- Boca do Acre: 1.820
- Eirunepé: 280
- Amaturá: 604
- São Paulo de Olivença: 2.685
- Atalaia do Norte: 1.277
- Envira: 767
- Guajará: 481
- Benjamin Constant: 320
- Tabatinga: 2.610
- Tocantins: 601
- Santo Antônio do Içá: 1.353
- Itamarati: 250
- Carauari: 100
- Ipixuna: 230
*Com informações da assessoria