Na média, a "GloboNews" lidera nos 3 turnos (manhã, tarde e noite) com maior audiência no telejornal GloboNews Mais apresentado por Julia Duailibi e Tiago Eltz

“GloboNews”, “Jovem Pan News”, “CNN Brasil”, “Record News” e “BandNews” são os canais de notícias da TV paga com audiência média de 248,4 mil pessoas, segundo a Kantar Ibope Media Brasil

Dados obtidos com exclusividade pelo Poder360 mostram que GloboNews, Jovem Pan News e CNN Brasil encabeçam a lista de audiência de canais dos 5 principais canais de TV pagos de notícias no Brasil. Record News e BandNews completam a lista. Na média, a emissora da família Marinho lidera nos 3 turnos (manhã, tarde e noite). A Jovem Pan vem em 2º à tarde e à noite. Pela manhã, o 2º lugar tem empate entre CNN Brasil e Jovem Pan. Os números são uma média de janeiro a maio de 2023.

O melhor desempenho da GloboNews é registrado à tarde, das 12h às 17h59, quando atinge, em média, 0,25 ponto de audiência –o que equivale a 129.388 telespectadores assistindo ao canal ao mesmo tempo. O resultado à noite (18h-23h59) fica próximo, com 0,24 ponto, em média, ou 124.212 pessoas.

Os períodos da tarde e da noite são os horários nobres das TVs de notícias. As audiências somadas das 12h às 17h59 e das 18h às 23h59 dos 5 canais da TV paga chegam a uma média máxima de 0,48 ponto. Isso equivale a 248.424 telespectadores assistindo ao mesmo tempo à programação de GloboNews, Jovem Pan News, CNN Brasil, Record News e BandNews.

A Kantar monitora 15 regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Goiânia, Fortaleza, Recife, Salvador, Campinas, Vitória, Manaus e Belém. Leia abaixo neste post detalhes sobre a metodologia.

Apesar de estar distante da emissora líder, a Jovem Pan se consolidou como vice nos turnos da tarde e da noite. E, enquanto a audiência da GloboNews cai, a da Jovem Pan mostra sinais de crescimento: em 19 de maio, superou a líder das 12h às 15h. Em 30 de maio, isso se repetiu, mas por mais tempo: das 12h às 20h.

A Jovem Pan estreou em 27 de outubro de 2021 –está no ar há 1 ano e 8 meses. Já a CNN Brasil, lançada em 15 de março de 2020, além de estar mais tempo em funcionamento, demitiu mais de 120 profissionais em dezembro de 2022. A emissora nunca deu lucro e as despesas do ano passado foram o dobro do faturamento.

GloboNews lidera audiência

Apesar de ter o melhor desempenho entre as emissoras, há uma tendência clara de queda desde o início de 2023. De janeiro a maio, A GloboNews teve 129.388 espectadores, em média, assistindo à sua programação no período da tarde (das 12h-17h59). Quando se consideram as audiências médias de todas as 5 emissoras de TV por assinatura de notícias nos primeiros 5 meses de 2023, pela tarde, chega-se a apenas 248,4 mil.

A audiência da GloboNews caiu mais da metade de janeiro a maio de 2023. O que segura a média do ano é audiência de janeiro. Depois, a tendência foi sempre para baixo, como mostra o infográfico a seguir.

O melhor resultado para a emissora da família Marinho foi em 8 de janeiro de 2023, dia em que as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas na capital federal: na média diária, 357.110 assistiram ao canal naquela data. O 2º melhor desempenho foi em 1º de janeiro, durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 320.881 acompanharam a cerimônia pela emissora.

O canal de notícias fechado registrou os piores resultados em 3 dias do ano: 1º de abril, 27 de maio e 31 de março. Contou só com 46.580 espectadores, em média –o que equivale a 0,09 ponto. Apesar da baixa audiência nessas datas, nenhuma emissora superou a GloboNews, quando se considera a média completa desses períodos.

Programas mais vistos

Dentre os programas mais vistos em cada canal, a GloboNews larga na frente com o GloboNews Mais, que vai ao ar às 16h. O programa, apresentado por Julia Duailibi e Tiago Eltz, foi acompanhado, em média, por 124.212 pessoas em maio. É seguido por Os Pingos nos Is (Jovem Pan News) e Soltando os Bichos (Record News), com 98.335 cada um.

Na CNN Brasil o programa mais visto é o CNN 360º, mas com uma audiência modesta: uma média de apenas 41.404 pessoas assistindo ao mesmo tempo em maio. Essa atração era apresentada até junho de 2023 pela jornalista Daniela Lima –que deixou a emissora e foi para a GloboNews.

Metodologia

A Kantar Ibope Media Brasil monitora 4.195 domicílios com TV aberta e 1.915 com TV paga em 15 regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Goiânia, Fortaleza, Recife, Salvador, Campinas, Vitória, Manaus e Belém.

A empresa coleta os dados 24 horas por dia, minuto a minuto. O painel é focado no consumo individual. A Kantar utiliza o medidor Peoplemeter DIB 6, que mede a audiência de canais de emissoras lineares (TV aberta e TV fechada) nas praças. O aparelho identifica o canal que a pessoa está vendo –é ativado no momento em que a TV é ligada e quando o telespectador troca de canal. Há, no país, cerca de 10.000 medidores Peoplemeter DIB 6.

O Poder360 fez cálculos baseados em um target específico –público das classes sociais A, B e C, com mais de 18 anos e que pagam canais de TV fechados. Com isso, 1 ponto de audiência equivale a 517.553 indivíduos.

Segundo o Censo do IBGE, o Brasil tem 203 milhões de habitantes. Em março de 2023 (último dado disponível), havia 11,9 milhões de assinantes de TV a cabo. No mesmo mês de 2022, eram 13,3 milhões –queda de 10,4%. O número encolhe a cada ano no país. Os dados são da Anatel.

Com informações do Poder360