Segundo o deputado amazonense, homenagem em Brasília foi uma iniciativa de Saullo Vianna, e levou ao plenário da Casa autoridades e o ritmo e cores vibrantes dos bois Garantido e Caprichoso - Foto: Assessoria

Uma Sessão Solene, realizada no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 7/5, proposta pelo deputado federal Pauderney Avelino (União-AM), homenageou o Festival Folclórico de Parintins. A ideia é buscar dar mais divulgação à festa, que alavanca a economia do município e do Amazonas, e acontece, neste ano, nos dias 27, 28 e 29/7.

“Queremos, com esta sessão solene, dar mais visibilidade à cultura e ao folclore amazonenes, representados aqui por Garantido e Caprichoso. Entendo que esta manifestação é de uma grandeza que extrapola as fronteiras do Amazonas e do Brasil e chega ao mundo todo”, diz, ao exaltar os artistas que fazem o Festival de Parintins.

Entre as autoridades presentes à sessão solene, estavam o deputado federal licenciado e secretário de Ação de Assistência Social de Manaus, Saullo Vianna, o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, os presidentes do Garantido, Fred Góes, e do Caprichoso, Rossy Amoedo, o prefeito de Barcelos, Radinho Alves, além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

“Como sou do Rio de Janeiro, estou acostumado ao carnaval. Mas costumo dizer que Parintins é uma mistura de Sapucaí, Maracanã cheio e ópera”, declarou Freixo, que se comprometeu em potencializar a divulgação internacional do Festival no exterior.

Já o prefeito Mateus Assayag ressaltou a importância do festival para a economia do município. “São mais de 20 mil empregos diretos e indiretos gerados na temporada do festival, recursos que trazem melhorias para a qualidade de vida da população de Parintins”, acrescentou.

Presidente do Boi Garantido, Fred Góes, agradeceu o apoio das autoridades presentes e lembrou que Pauderney Avelino é um grande incentivador do festival. “É bom registrar o deputado em 1992, nos trouxe a Brasília e foi um dos primeiros a garantir recursos para a nossa festa”, disse.

Rossy Amoedo, presidente do Caprichoso, ressaltou a importância da presença de autoridades à festa. “Precisamos muito deste apoio das autoridades para fazer nossa ilha crescer cada vez mais”, afirmou.

Manifestação tem relevância nacional – A rivalidade entre os bumbás na arena se dá por meio de apresentações, rituais e alegorias gigantes e articuladas. Trata-se, hoje, de uma manifestação de relevância nacional, que representa para a população de Parintins uma grande fonte de geração de riquezas e postos de trabalho por ter se convertido numa das grandes atrações turísticas do Amazonas. A dança dos bois bumbás Garantido e Caprichoso teve início no século 20, mas somente em 1966 as duas agremiações foram convidadas a participar do festival.