O CLOSE, festival de cinema dedicado a obras de ficção e documentário, com temáticas relacionadas ao universo LGBTQIAPN+ fará no sábado (28), a exibição do documentário “Óscar Ramos – O homem que morava no Cinema Éden”, dirigido pelo artista plástico, dramaturgo, teatrólogo e escritor, Sérgio Cardoso. Esta é a segunda vez que o documentário será apresentado ao público.
A exibição acontece a partir das 18h30, no Cine Teatro Guarany, localizado ao lado do Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro. A entrada é gratuita. A apresentação do documentário faz parte da homenagem do festival a Óscar Ramos, falecido em 2019, aos 80 anos.
Óscar foi um importante artista plástico, designer e cenógrafo brasileiro, natural de Itacoatiara, interior do Amazonas. No cinema, assinou a direção de arte de “O gigante da América”, “Menino do Rio”, “Além da Paixão “, “Tainá”, além de “O escorpião escarlate”, que lhe rendeu o prêmio Kikito de ouro no Festival de Gramado em 1990. Produziu ainda as capas de relevantes álbuns de Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
A produção retrata diversos momentos da vida de Óscar, além da construção da vida artística. No filme, Óscar relata sobre sua trajetória, destacando seus principais trabalhos. De acordo com Sérgio Cardoso, diretor e produtor do filme, a obra faz uma referência à importância do cenógrafo, sendo ele um dos grandes expoentes da cinematografia amazonense. “Trata-se de um filme confessional, um documentário intimista onde o próprio homenageado age como um ator de cinema, nos proporcionando um breve conhecimento sobre sua importante história”, comenta.
Cardoso destaca ainda a saudade que o artista deixou após sua partida. “Ele era um ser humano incrível, uma memória viva da cultura local. Esse filme é uma singela homenagem que ele próprio pôde ver em vida, e que ficou orgulhoso por todo trabalho que foi desenvolvido com a única intenção de contar um pouco de sua história”, conclui.
Festival
O CLOSE segue até sábado (28) no Cine Teatro Guarany. A entrada é gratuita. Ao todo a mostra competitiva do festival terá exibição de 20 obras, entre documentários e ficção, de diferentes regiões do Brasil, além de Portugal e México. A programação completa está disponível na página @closecinefestival .
Primeiro festival do segmento da região Norte, o evento é organizado pela Cacique Produções. O CLOSE foi contemplado na Lei Paulo Gustavo por meio do Edital Manaus Identidade Cultural Audiovisual, com apoio do Concultura, Manauscult, Prefeitura de Manaus, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O candidato da chapa Ordem e Progresso, Capitão Alberto Neto (PL), participou na quinta-feira, 3/10, do último debate antes do pleito que definirá o...