Árvore em Robin Hood de 1991 - Foto: Reprodução / BBC

Um adolescente de 16 anos foi apreendido nesta quinta-feira, 28, por envolvimento em um ato de vandalismo que derrubou a Sycamore Gap, uma das árvores mais conhecidas e fotografadas do Reino Unido, localizada perto da Muralha de Hadrian, no nordeste da Inglaterra.

Também conhecida como “Árvore de Robin Hood”, a espécie tinha quase 200 anos. O local é um importante ponto turístico e foi um dos cenários do filme Robin Hood – Príncipe dos Ladrões de 1991. Ela foi cortada durante a noite de quarta-feira, 27.

Funcionários do Nacional de Northumberland acreditam que a árvore foi derrubada por ação criminosa. Segundo um porta-voz da polícia, o rapaz apreendido não seria o autor do crime, mas espera-se que ele ajude nas investigações.

À BBC, o superintendente de Polícia Kevin Waring descreveu a árvore como “um marco de renome mundial” e disse que sua perda “causou choque, tristeza e raiva em toda a comunidade local e além”.

Waring pediu para os moradores e turistas ajudarem nas investigações. “Estou apelando ao público por informações que nos ajudem. Se você viu ou ouviu algo suspeito que possa ser do nosso interesse, por favor nos avise. Qualquer informação – não importa quão pequena ou insignificante você ache que seja – pode ser absolutamente crucial para nossas investigações”, disse.

A derrubada da árvore gerou grandes reações entre os britânicos que lamentaram a perda de algo que era uma marca daquela região.

Jovem de 16 é apreendido suspeito de estar envolvido em derrubada de árvore de mais de 200 anos, na Inglaterra – Foto: Reprodução / BBC

Em entrevista à BBC, Alison Hawkins, moradora de Liverpool e uma das primeiras visitantes a chegar ao local após a queda da árvore, disse ter ficado “chorosa” por não ter tido a oportunidade de ver o ícone em pé. “Foi um verdadeiro choque. É basicamente a imagem icônica que todo mundo quer ver”, disse.

Já o renomado fotógrafo Ian Sproat disse que seu “coração foi arrancado” quando viu os danos. Quem também lamentou a episódio foi Andrew Poad, gerente geral do National Trust — importante organização de conservação do patrimônio na Inglaterra: “A árvore tem sido um elemento importante e icônico de nossa paisagem por cerca de 200 anos e tinha grande significado para a comunidade local”, diz ele à BBC.

*Com informações de Terra