Lula no 'Power our Planet' - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou nesta quinta-feira (22) no concerto “Power our Planet”, em Paris, na França, e prometeu acabar com o desmatamento na Amazônia até 2030. Ele também convidou o público para visitar o Brasil na COP30, que ocorrerá em 2025, na cidade de Belém (PA).

“Vamos ser muito duros contra toda e qualquer pessoa que quiser derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado. Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo, ela pertence a toda a humanidade e, por isso, faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé”, declarou Lula.

A COP30, a Conferência do Clima da ONU, acontecerá em 2025. Em janeiro, o presidente brasileiro participou da COP27, no Egito, e colocou Belém como candidata para sediar o evento daqui dois anos.

Após a análise da Organização das Nações Unidas, ficou definido que a capital do Pará receberá o encontro das principais lideranças para debater sobre meio ambiente e mudança climática.

Lula na Europa

Lula viajou à Europa no começo da semana e passou pela Itália. Ele se encontrou com o sociólogo Domenico De Mais, em Roma. No dia seguinte, ele ficou frente a frente com o presidente da Itália, Sergio Mattarella.

Ainda na quarta (21), o presidente brasileiro teve uma audiência com o papa Francisco, no Vaticano. Horas depois, o chefe do Executivo federal conversou com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

Na quinta (22), Lula participou da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global. O evento acontecerá em Paris, capital da França. Na sequência, ele discursou no Power Our Planet, no Campo de Marte. No fim do dia, o petista esteve no jantar oferecido pelo presidente Emmanuel Macron aos chefes de delegação participantes da cúpula.

Sexta (23) será o último dia de Lula na Europa. Ele estará no Diálogo de Alto Nível da Cúpula, em Paris. Por fim, estará no almoço de trabalho oferecido por Macron para Lula.

*Com informações de IG