Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, esteve nesta segunda-feira, 31/3, no canteiro de obras do conjunto habitacional do Parque das Tribos, na zona Oeste, para fiscalizar o andamento do empreendimento. A visita de fiscalização contou com a presença do titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, do líder do governo na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Eduardo Alfaia, e demais vereadores.

O residencial, que faz parte do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, terá 576 apartamentos distribuídos em 36 blocos, sendo um dos projetos habitacionais mais importantes da capital. No entanto, as fortes chuvas que atingem a cidade exigiram ajustes no cronograma.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou o compromisso de prestar assistência imediata às famílias atingidas pelas chuvas deste período de inverno amazônico e reduzir o déficit habitacional da cidade, além de proporcionar moradias dignas para a população.

“Nós estamos aqui fiscalizando o andamento das obras e trabalhando com um cronograma diuturno para acelerar ao máximo essa entrega. Já chegamos a 50% de conclusão, e a previsão inicial era finalizar em maio. Mas, por conta das chuvas, vamos reprogramar para o fim de junho ou início de julho, garantindo segurança e qualidade para as famílias que vão morar aqui”, afirmou o prefeito David Almeida.

O secretário municipal de Habitação, Jesus Alves, destacou que a prefeitura já tem oito empreendimentos habitacionais contratados para ampliar a oferta de moradias em Manaus. Entretanto, o período chuvoso tem dificultado o andamento das obras, especialmente na fase de fundação.

“Nosso inverno amazônico exige planejamento. Como a movimentação de terra e as fundações dependem de boas condições climáticas, estamos avançando conforme possível. Mas, assim que o tempo permitir, vamos acelerar ainda mais essas entregas, que são essenciais para reduzir o déficit habitacional da cidade”, explicou o secretário.

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Eduardo Alfaia, ressaltou a importância da criação da Semhaf e elogiou a condução do projeto pela gestão municipal.

“Manaus não tinha uma secretaria específica para tratar da habitação. Foi graças a essa iniciativa do Executivo que projetos como esse estão saindo do papel. Hoje, como vereador, fico muito satisfeito em fiscalizar e ver os recursos sendo aplicados corretamente para entregar moradias a quem mais precisa”, disse Alfaia.

Comitê de Crise segue mobilizado para minimizar impactos das chuvas

Além dos esforços para garantir a entrega das moradias, o prefeito David Almeida reforçou que todas as secretarias que compõem o Comitê de Crise da Prefeitura de Manaus seguem em alerta máximo para atender as famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram na cidade nas últimas horas.

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

“Desde a madrugada desta segunda-feira, nossas equipes estão atuando nas áreas afetadas. Tivemos 19 ocorrências registradas, incluindo alagamentos e transbordamentos de igarapés. Nossa prioridade é minimizar os impactos da chuva, dar assistência às famílias e garantir que essas novas moradias possam, em breve, acolher quem hoje vive em áreas de risco”, destacou o prefeito.

A gestão David Almeida segue avançando nas obras habitacionais e estruturais da cidade, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento urbano planejado e com a segurança da população.