Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito

Nesta segunda-feira, 11/8, o prefeito David Almeida apresentou, ao lado do presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Arnaldo Grijó, e do titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, o serviço do Disk Semulsp, a instalação de caixas coletoras e a fase de testes do “Depósito Verde”, uma máquina de coleta seletiva desenvolvida em Manaus que promete revolucionar a forma de incentivar a população a descartar corretamente materiais recicláveis. As iniciativas se somam ao trabalho contínuo de educação ambiental e à instalação de ecobarreiras nos igarapés da cidade.

“Estamos determinados a acabar com as lixeiras viciadas em Manaus. Para isso, é imprescindível o apoio da população, porque uma cidade consciente depende da contribuição de todos”, afirmou o prefeito David Almeida, que dá mais um passo no combate ao descarte irregular de resíduos, unindo tecnologia, infraestrutura, inovação e conscientização.

De acordo com o presidente do CMGE, Arnaldo Grijó, o “Depósito Verde” é a primeira coletora projetada e desenvolvida na Amazônia, que está em fase de testes e ajustes. “Além de oferecer incentivo direto ao cidadão, que poderá acumular créditos para trocar por produtos ou obter descontos em determinadas despesas, o equipamento também permitirá identificar empresas, cujos produtos têm maior potencial poluidor, possibilitando a adoção de políticas de logística reversa”, explicou.

O Disk Semulsp oferece quatro números de WhatsApp para denúncias de lixeiras viciadas, descarte irregular e solicitações de serviços de limpeza urbana. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e integra o planejamento diário das equipes da Semulsp.

O secretário Sabá Reis explica que a Semulsp já instalou 168 caixas coletoras e planeja implantar mais 135, com meta definida pelo prefeito David Almeida de alcançar 2 mil unidades em toda a cidade. “Temos mapeado pontos críticos e vamos começar por eles. Os equipamentos atuais são esvaziados em dois turnos, com intervalo para que a população possa descartar seus resíduos corretamente. Com as 135 caixas doadas, iniciaremos a distribuição em breve para garantir destinação adequada aos materiais recicláveis”, destacou.

Além de sua função ambiental, o “Depósito Verde” contará com espaço para anúncios comerciais, gerando recursos para sua manutenção e ampliando a conscientização ambiental da população. O equipamento permite que o cidadão registre seu telefone, deposite materiais recicláveis e acumule pontos que poderão ser trocados por benefícios ainda a serem divulgados.

Segundo David Almeida, a expectativa é disponibilizar o “Depósito Verde” ao público durante o festival “#Sou Manaus Passo a Paço 2025”, ampliando o alcance da iniciativa. “Estamos falando de uma ferramenta que cumpre dez Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, integrando tecnologia, educação ambiental e ação prática. É um avanço fundamental para uma Manaus mais limpa, consciente e sustentável”, ressaltou.

Essas ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a limpeza urbana, o meio ambiente e a qualidade de vida dos manauaras, integrando-se às atividades diárias de conscientização e às ecobarreiras que já ajudam a conter resíduos nos igarapés da cidade.