A taça atual foi criada em 1971 por Silvio Gazzaniga, que faleceu em 2016, aos 95 anos. Antes disso, a taça utilizada em Copas do Mundo era a Jules Rimet

Alejandro Dominguéz, presidente da Conmebol, anunciou que a Copa do Mundo de 2030 passará por três continentes e seis países.

A Copa será disputada na América do Sul, Europa e África. Os países são: Argentina, Paraguai e Uruguai (América do Sul), Espanha e Portugal (Europa), e Marrocos (África).

O Conselho da Fifa concordou por unanimidade que a candidatura de Espanha, Portugal e Marrocos é a única para a Copa de 2030 — já que a América do Sul receberá os jogos de abertura.

Os países que sediarão jogos do Mundial já estão classificados. Robert Harrison, presidente da Associação Paraguaia de Futebol, deu a informação na coletiva de imprensa promovida pela Conmebol.

Ideia da Fifa é ter uma ‘Copa do Mundo ambulante’. Jogos de abertura de Argentina, Paraguai e Uruguai serão em seus territórios, e o restante do Mundial será jogado na Espanha, Portugal e Marrocos.

No início deste ano, a Conmebol anunciou a construção de um estádio próprio de entidade no Paraguai como parte da campanha para sediar a Copa do Mundo.

Veja o que disse Alejandro Domínguez sobre a Copa de 2030

“Como amante do futebol, sinto uma satisfação imensa. Creio que não posso detalhar o que sinto, são emoções únicas. Vão ser três partidas inaugurais, vamos começar com Uruguai e a Fifa vai dar mais detalhes de como seria na Argentina e Paraguai. A Fifa tem que fazer todo o trabalho para que as cidades e os países cumpram com a necessidade e os requisitos para sediarem um Mundial.

Acaba de se confirmar no Conselho da Fifa, que fez isso possível, e unir três continentes em uma festa linda do futebol. Acho que há muitos motivos para festejar e celebrar e, sobre tudo, reconhecer quem fez isso possível.

O Mundial Centenário começa aqui, no Estádio Centenário. Vão acontecer três inaugurações, três festas, que vão acontecer nos três países [Uruguai, Paraguai e Argentina], não apenas três partidas.”

Presidente da Fifa comemora ‘futebol unido’

“Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão a unir-se. O Conselho da Fifa concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida de cada Copa do Mundo 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo.” afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa.

*Com informações de Uol