Com 94% dos profissionais afirmando que o trabalho remoto melhorou suas vidas, segundo pesquisa da FIA Business School e da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, nem todos conseguem seguir atuando neste formato, uma vez que o presencial voltou a ganhar força no último ano.
Em 2021, 57,5% das empresas nacionais adotaram o modelo remoto. No ano seguinte, esse percentual diminuiu para 32,7%, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV). Já em 2024, a modalidade permaneceu apenas em 13% das empresas, com 33% operando totalmente de forma presencial e 32% híbrida, de acordo com levantamento da Swile em parceria com a Leme Consultoria.
Embora pareçam nadar contra a maré, as companhias que seguem defendendo o home office afirmam que o modelo traz uma série de vantagens não só para o profissional, mas para a própria empresa. Para a SysMap Solutions, focada em transformação digital, além de ter se mostrado um diferencial competitivo na atração e retenção de talentos, aderir ao trabalho remoto permitiu diversificar o time, o que tem enriquecido a troca de conhecimento dentro da companhia e contribuindo para ideias fora da caixa.
“Este formato nos possibilitou acessar talentos que antes estavam fora do nosso radar, trazendo não apenas expertise técnica, mas também novas formas de pensar e resolver problemas. Essa diversidade se tornou um dos motores de inovação dentro da empresa. Fora isso, a autonomia e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional resultam em maior engajamento e produtividade, refletindo diretamente na qualidade das entregas e no desenvolvimento criativo dentro dos projetos”, afirma Daves Souza, CEO da SysMap Solutions.
A Lerian, startup brasileira especializada em soluções de core banking, segue a mesma linha, e adota o home office como parte fundamental de sua estratégia organizacional, não apenas como um benefício, mas como um pilar para inovação, inclusão e bem-estar. Ao manter sua operação 100% remota desde a fundação, a startup reforça seu compromisso com um modelo de trabalho que valoriza a liberdade e a produtividade individual.
“O futuro do trabalho não deve ser encarado de forma inflexível ou unilateral. Por isso, buscamos moldar esse futuro com base na confiança, no respeito às escolhas individuais e no reconhecimento do valor único de cada colaborador”, afirma Camila Shimada, gerente de marketing & RH na Lerian.
Além de ampliar a captação de talentos sem barreiras geográficas, essa abordagem fortalece a cultura organizacional e o senso de pertencimento, desmistificando a ideia de que a colaboração e a inovação dependem do ambiente físico. Camila explica que, “para a Lerian, o futuro do trabalho não está no retorno ao presencial, mas na construção de uma cultura sólida baseada na confiança, transparência e no uso de tecnologias que aproximam as equipes, provando que o trabalho remoto é, acima de tudo, uma vantagem competitiva”.
Nesse contexto, a Impulso, people tech especializada na atração, contratação, desenvolvimento e retenção de equipes de tecnologia, adota uma abordagem Remote First, priorizando o trabalho remoto em suas operações. Com mais de uma década de experiência nesse modelo, a empresa acredita que o trabalho remoto não se trata apenas de produtividade, mas também de criar relações em que os profissionais se sintam pertencentes, desafiados e engajados.
“O trabalho remoto não é apenas uma questão de conveniência, mas de estratégia. Ele permite que as empresas atraiam os melhores talentos, independentemente da localização, e criem times mais diversos e eficientes”, destaca Sylvestre Mergulhão, CEO da Impulso.
Essa abordagem possibilita à empresa formar equipes altamente alinhadas às necessidades dos clientes, reforçando que o futuro do trabalho vai além da presença física, mas sim na flexibilidade e na valorização do talento global.
Dessa forma, para todas, este modelo de atuação é mais do que uma adaptação, é uma escolha que potencializa a inovação e a diversidade. Ao abraçá-lo, elas estão redefinindo a cultura organizacional e criando uma ponte para um mundo mais conectado, onde o sucesso não depende do lugar, mas da confiança e do talento.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta quarta-feira (23 de abril), a 27ª Sessão Ordinária. Os parlamentares da 19ª Legislatura (2025-2028) contaram com...
Orientações sobre regularização de documentos rurais foram prestadas a 100 agricultores familiares e extrativistas da comunidade Cantagalo, zona rural de Itamarati (985 quilômetros distante...