Com olhar voltado para o turismo, empreendedorismo, cultura e preservação ambiental, o Parque Ponte dos Bilhares, da Prefeitura de Manaus, vai receber uma nova “cara” com a construção da sede própria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) que, em uma área central da cidade, entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, na zona Centro-Sul, poderá exercer um papel mais ágil e efetivo nas ações de preservação. Por ser um parque urbano, categoria que pode receber intervenções e melhorias, tudo o que está ao seu redor também é valorizado, e os benefícios vão além das melhorias físicas.
Há 50 anos morando no bairro São Geraldo, o administrador Carlos Benvenuto conta as experiências na região do Parque e afirma que a construção da nova sede da Semmas vai proporcionar uma parceria entre o poder público e a população com benefícios para o futuro.
“Eu acho que a vinda da secretaria só agrega benefícios para todos. É um vizinho que traz segurança e modernidade principalmente. A gente já tem o Parque dos Bilhares, agora com a secretaria do nosso lado é um vizinho com potencial. Eu tomei banho nesse igarapé que passa aqui do lado. Imagina com a Secretaria aqui do nosso lado, enxergando com quem estava aqui 50 anos atrás as melhorias que podem ser feitas neste local”, afirmou.
Para quem trabalha na Semmas a avaliação também é positiva. A pasta existe há mais de três décadas e, até agora, não possui sede própria. Por isso, a servidora Jéssica da Silva, que há dez anos atua no órgão, afirmou que o novo prédio vai melhorar as condições de trabalho e o atendimento ao contribuinte, além de proporcionar o melhor acesso à população.
“É uma sede própria que a gente espera há bastante tempo. É um anseio do servidor, porque teremos as condições de trabalho melhoradas, o nosso ambiente de trabalho será melhor, e com isso melhora também para a população. Como cidadão vejo que a sede aqui se torna muito importante por estar em uma área central”, destacou a servidora.
O secretário da Semmas, Antônio Stroski, destaca que o canteiro de obras da nova sede no Parque está localizado em uma área de solo estéril, tornando o local em um espaço útil para a administração de serviços de extrema importância, que são as ações pela preservação do meio ambiente.
“Nós estamos saindo de um espaço com solo estéril, um areal, para uma edificação sustentável para benefício dos servidores e para população de Manaus, valorizando este espaço público e o parque que a população clama pelo seu funcionamento”, disse.
A obra é totalmente sustentável e já conta com o Selo verde do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), respeitando a área de preservação permanente com 50 metros de distância do igarapé mais próximo. Dentro do projeto de construção também há uma compensação para o plantio de 3.085 árvores nos bairros que cercam o Parque dos Bilhares.
