Os povos das florestas e das águas estão se mobilizando para chegar à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, com uma agenda política construída a partir das escutas de quem mora nos territórios. Para isso, começa nesta terça-feira, dia 14 de outubro, às 17h (horário de Brasília), uma série com quatro encontros on-line chamados de “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais”, com o objetivo de debater temáticas socioambientais envolvendo os cinco biomas brasileiros, além das reservas costeiras e marinhas.
Os encontros virtuais reunirão lideranças dos territórios, juventudes, organizações comunitárias e parceiros estratégicos dos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampa e Reservas Costeiras e Marinhas, com o objetivo de fortalecê-los para que atuem como protagonistas nas negociações climáticas durante a COP30.
“As populações extrativistas não são objetos da política climática, mas sujeitos que constroem soluções vivas em seus territórios. Eles precisam ser escutados, e vamos prepará-los para representar os seus territórios, demandas e propostas na maior conferência climática do mundo que, pela primeira vez, acontecerá em solo amazônico”, afirma Letícia Moraes, vice-presidente do CNS.
Debates e metodologias
Entre diversos temas, haverá uma abordagem especial em relação aos assuntos como combate ao desmatamento e aos incêndios florestais, projetos REDD+ em comunidades tradicionais, valorização dos produtos da sociobiodiversidade e dos recursos hídricos, proteção do meio ambiente, tecnologias sociais, educação contextualizada com a realidade dos territórios, protagonismo juvenil, adaptação climática e sobre COP.
Ao final de cada encontro virtual, será elaborada uma carta regional. Os documentos servirão como base para a “Carta Nacional dos Extrativistas à COP30”, um manifesto com propostas e reivindicações que será entregue a representantes da delegação brasileira e de outros países em novembro, na cidade de Belém (PA).
Sobre a “Pré-COP”
A “Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradicionais” é realizada pelo CNS, em parceria com o Comitê Chico Mendes, Fundação Banco do Brasil, Museu Emílio Goeldi, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Fundo Puxirum.
Nesta segunda-feira, 13, o Ministério Público Federal (MPF) acatou a denúncia apresentada pelo deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) sobre o abandono do Centro Especializado...
O governador Wilson Lima destacou o balanço positivo da primeira semana de funcionamento do Hospital Público Veterinário do Amazonas. Inaugurado no dia 4 de...