Uma placa afixada na área da travessia do rio Autaz Mirim provocou a indignação dos usuários da BR-319 e a denúncia do deputado estadual Comandante Dan (Podemos). A placa, afixada antes do embarque na balsa que temporariamente faz a travessia do rio, tem como dizeres “Atenção Srs. Motoristas! O caminhão precisa ‘está’ (erro de grafia da placa) em condições de descer e subir. Não disponibilizamos de máquinas para rebocar”.
“O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esteve na Assembleia, em reunião com os deputados e em sua fala passou uma mensagem de que tudo estava sob controle e em andamento. Nós até elogiamos a nova dinâmica, após mais de dois anos e 30 semanas das pontes desabadas. Contudo, quando me deparo com o conteúdo da placa, não há como não me revoltar. Um serviço mal prestado, que transfere a desestrutura da estrada para a conta do meio de transporte, dizendo que o veículo precisa estar em condições de descer e subir, mesmo que a estrada esteja um atoleiro e sem qualquer condição. Eles deveriam estar se antecipando a tudo isso e oferecendo melhores condições, inclusive com veículos de tração para dar suporte nos atoleiros. Mas não, se o caminhão não subir é que não teve condições e que se vire”, afirmou o deputado.
As pontes sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim desabaram há dois anos e 31 semanas e foram substituídas por balsas para a travessia dos trechos. As balsas dificultaram, pela demora no embarque e desembarque, o ir e vir das pessoas que se utilizam da BR-319, única ligação terrestre do Amazonas com o restante do país.
A queda das pontes resultou em cinco mortes e 14 feridos, até hoje sem apuração de responsabilidade.
O deputado Comandante Dan lidera o Movimento Soluciona BR e leva a causa da trafegabilidade com segurança daquela rodovia ao Legislativo Estadual. Em sua fala, ele ofereceu o troféu “Óleo de Peroba” ao superintendente do DNIT.
Um motociclista italiano de 48 anos morreu após ser atacado por uma ursa na estrada Transfăgărășan, região dos Cárpatos, na Romênia.
Ele viajava com um...