Foto: Reprodução / Instagram

A Globo anunciou a contratação de Eliana, 51, poucos dias após a sua saída do SBT. Líder de audiência na maioria de sua grade, a emissora carioca investe numa apresentadora com grande apelo popular da concorrência e repete um movimento feito em 1999 de tirar estrelas dos canais concorrentes para elevar o nível da programação.

O que a Globo está refazendo?

Contratações de peso para dar nova cara à grade: a chegada de Eliana somada às recentes contratações de Marcos Mion, Sabrina Sato e Paola Carosella mostram que a Globo esteve de olho em SBT, Band e Record para trazer talentos com potencial de audiência e marketing.

Movimentação da Globo é semelhante à feita na virada do milênio para qualificar a programação: em 1999, o canal contratou, de uma vez só vez: Ana Maria Braga, da Record; Luciano Huck, da Band; e Jô Soares e Serginho Groisman, ambos do SBT.

A comparação não é relacionada aos talentos individuais dos nomes e, sim, ao movimento da Globo em trazer estrelas dos rivais. Para entrar em alta nos anos 2000, a “plim plim” recheou sua grade com apresentadores que trouxeram um novo público.

Na época, Serginho Groismann e Luciano Huck ostentavam o posto de queridinhos dos “teens”. Em contrapartida, Ana Maria Braga e Jô Soares eram os nomes da “hype” por terem criados programas de audiência e ganhado atenção dos “mais velhos”.

Ou seja, além de desfalcar a concorrência, a Globo entregou novidade para todas as suas faixas de público.

Reforços trazem novo público para a Globo? Em tese, a resposta é sim. Eliana se consolidou como apresentadora com forte ligação com a “família”. Marcos Mion e Sabrina se enquadram na categoria “jovem” por terem transitado entre entretenimento e humor. Paola Carosella vem de uma atração que mudou os rumos da culinária no Brasil.

O desafio da emissora carioca agora é encaixar bons projetos e manter os contratados em alta. Serginho, Ana Maria e Huck estão fixos na grade de programação do canal desde a estreia — enquanto Jô Soares morreu em 2022.

Qual a situação dos novos contratados da Globo? Eliana chega para apresentar o Saia Justa (GNT) e The Masked Singer (Globo). Ela ainda trabalha na criação de um programa de moldes semelhantes ao que tinha no SBT.

Marcos Mion é titular do Caldeirão após herdá-lo de Huck e tem o nome ligado a futuro apresentador do Big Brother Brasil — por ter ido bem no comando de A Fazenda (Record). Já Sabrina Sato e Paola Carosella, que estão com programas no GNT, ainda aguardam um projeto forte em TV aberta.

Apostas em novas caras do entretenimento: o canal também trouxe Gabriela Prioli, destaque da CNN, para integrar o núcleo do GNT no ano passado. O funkeiro Mc Daniel também foi anunciado, recentemente, como novo reforço do canal após boa repercussão de suas idas ao Domingão.

*Com informações de Uol