Com 750 anos, maior araucária do Paraná é derrubada por ventania - Foto: Divulgação / Prefeitura de Cruz Machado (Montagem: Redação Terra)
Os fortes ventos que atingiram o município de Cruz Machado no último fim de semana derrubaram a maior araucária do Paraná. Com cerca de 750 anos, a árvore media 42 metros de altura, sendo 36 metros de tronco.
A araucária estava localizada na Fazenda São Francisco, Linha Japó, a 14 quilômetros do centro da cidade paranaense. A árvore era um ponto turístico.
“Esta é uma perda irreparável, pois encerrou seu ciclo uma árvore emblemática, que era um símbolo da nossa história e da nossa cultura”, lamentou a prefeitura de Cruz Machado.
Conforme a prefeitura, a araucária tinha um DAP (diâmetro a altura do peito) de 1,97m e CAP (circunferência a altura do peito) de 6,18m. A árvore foi certificada como maior araucária do Paraná em diâmetro pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em 2006.
Nesta terça-feira (8), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) denunciou a situação do ramal que dá acesso à Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica localizada...
Os microplásticos se propagaram pelos principais rios da Europa, segundo 14 estudos publicados simultaneamente na revista "Environmental Science and Pollution Research".
"A poluição está presente...