Tamanho dos círculos de fadas em comparação a uma arvore grande - Foto: Foto: Istock

Círculos de fadas, fenômeno da natureza em formato de círculos bem desenhados que estão aparecendo em biomas áridos ao redor do planeta, têm chamado a atenção de pesquisadores e ambientalistas.

As formas circulares rodeadas de plantas distribuídas milimetricamente iguais foram vistas pela primeira vez nos desertos das regiões da Namíbia, na África meridional, e na Austrália ocidental. O motivo do surgimento dessas formas no solo ainda é um mistério para os pesquisadores, que desde a descoberta dos primeiros círculos vem se dedicando para entender os motivos do surgimento desse fenômeno nessas regiões.

Em uma pesquisa sobre o assunto – que contou com a ajuda de inteligência artificial chefiada por Manuel Delgado Baquerizo, líder do Laboratório de Biodiversidade e Funcionamento de Ecossistemas (BioFunLab) do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (CSIC) e publicada na última segunda-feira, 25, no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences – identificou padrões encontrados nessas formas naturais em mais três continentes distintos, em 15 países diferentes.

A pesquisa também contou com análises de banco de dados com imagens de satélite. Com os dados das pesquisas, os cientistas e pesquisadores descobriram que o fenômeno ocorre em locais áridos, com altas temperaturas e com baixo nível de nutrientes no solo.

*Com informações de Terra