Tande, ex-jogador de vôlei alerta público sobre sinais de possível infarto (Foto: Léo Fontes)

O campeão olímpico Tande (54), um dos principais nomes da chamada Geração de Ouro do vôlei brasileiro, sofreu um infarto e está em recuperação. Ele anunciou o incidente por meio das redes sociais na noite de domingo (14), e afirmou que teve um infarto na última sexta-feira (12), quando uma de suas artérias do coração chegou a estar com 98% de entupimento e outras duas, com 78% e 73%.

“Tudo bem, pessoal? Passando aqui para falar do meu sumiço. Eu, sexta-feira agora, acabei infartando, acreditam? 54 anos, atleta, comida um pouco errada, fazia exercícios… Mas comecei a descuidar um pouco da minha saúde, estava há uns quatro anos sem me cuidar. Eu tive 98% de entupimento de uma veia (artéria) principal do coração e mais duas com 78% e 73%”, escreveu nas redes.

O ex-atleta descreveu então alguns sinais que seu coração deu, mas ele não deu a atenção necessária.

“Fiquem atentos aos sinais. Ele meu deu, volta e meia, vários sinais: falta de ar, palpitação, subindo aqui na mandíbula e dor de ouvido. Cuidem-se sempre. Papai do céu me deu uma chance e eu tô voltando. Semana que vem eu tô voltando direto. Fiquem com Deus” disse Tande na postagem.

Na imagem dos stories, em que ele parece estar deitado em uma cama de hospital, Tande colocou um avatar seu com as mãos juntas, como em oração e agradecimento, e escreveu: “Obrigado meu Deus!!”

Tande foi um dos principais nomes no ouro olímpico inédito de Barcelona-1992, além de também ter participado de outras duas Olimpíadas (Atlanta-1996 e Sydney-2000).  Depois de fazer história nas quadras, foi para o vôlei de praia e chegou a ser campeão do Circuito Mundial, jogando ao lado de Emanuel.

Foi também campeão da Liga Mundial de Vôlei em 1993 e jogou vôlei de praia. Depois de se aposentar como atleta, se tornou comentarista e apresentador de programas esportivos da Globo, além de palestrante motivacional. Em 2019, ele lançou um livro em que conta sua trajetória profissional, “A vida é um jogo”.

Com informações do ge e O Tempo