Jair Bolsonaro disse que se mantém candidato à presidência em 2026 - Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve “boa evolução clínica”, mas segue sem previsão de alta da UTI do hospital DF Star, em Brasília, segundo boletim médico.

Bolsonaro mantém “melhora laboratorial dos marcadores inflamatórios”, de acordo com boletim. Ele continua em jejum oral e recebendo alimentação pela veia, após passar por uma cirurgia de 12 horas no domingo para fazer desobstrução do intestino e a reconstrução da parede intestinal.

O ex-presidente também está sem dor e sem “outras intercorrências”. Ele realizou novas tomografias de controle, sem evidência de complicações, diz o documento, assinado por Cláudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica.

Bolsonaro continua fazendo fisioterapia motora, com caminhadas fora do leito hospitalar, e respiratória. O tratamento para os pulmões é importante devido a uma preocupação dos médicos de que pacientes que passam por longas operações desenvolvam pneumonia. Apesar da melhora, o quadro clínico continua inspirando cuidados, e o ex-presidente segue sem poder receber visitas.

Na última quarta, o ex-presidente publicou um vídeo em que aparece falando e demonstrando mais disposição. Bolsonaro tem registrado nas redes sociais o passo a passo da sua reabilitação. Os vídeos mostram o ex-presidente andando pelos corredores da unidade, com apoio de um andador ou dos fisioterapeutas, e acompanhado pela equipe médica. Nas gravações, ele usa sonda nasal e tem eletrodos no corpo.

*Com informações de Uol