Captura do brasileiro Danilo Cavalcante, após duas semanas de sua fuga - Foto: Reprodução / ABCNews

Algumas estratégias e características —incluindo a baixa estatura— ajudaram o brasileiro Danilo Cavalcante a escapar de uma prisão de segurança média nos Estados Unidos e a permanecer duas semanas foragido. Depois de mobilizar 500 agentes à sua procura, ele foi recapturado na quarta-feira (13) em uma zona rural da Pensilvânia.

Como foi a fuga

Altura ajudou. Um fator determinante para que Danilo não fosse visto pelas autoridades foi o fato de ter baixa estatura para um homem adulto. Segundo a TV CBS News, ele tem 1,52 metro de altura, o que claramente o ajudou a passar despercebido na mata onde ele se escondeu após escapar da prisão escalando uma parede. Danilo abrigava-se em arbustos densos para não ser visto.

Só saía da mata à noite. Nem as condições climáticas desfavoráveis impediram a fuga do brasileiro. Ele conseguiu ficar escondido em uma mata — e só saía de lá à noite. As altas temperaturas na região fizeram até mesmo um dos cães que o buscavam ser levado a um hospital veterinário.

Ficou escondido na vegetação. Danilo relatou que policiais quase pisaram nele várias vezes durante as buscas. Segundo o agente do corpo US Marshals, Robert Clark, o brasileiro não detalhou os momentos exatos em que isso aconteceu, mas disse que ocorreu quando ele se escondia em vegetação.

Fezes eram enterradas. Para conseguir êxito na fuga sem deixar vestígios, Danilo disse à polícia que cobria seu cocô com folhas. Ao fazer isso, ele não deixava material biológico facilmente à vista da polícia ou dos cães farejadores.

Barbeador na mochila. Ao longo dos dias, Danilo conseguiu mudar de visual e isso só foi possível graças a um barbeador, que estava dentro da mochila que ele roubou de uma residência. Desta forma, ele não ficou parecido com a foto de procurado pela polícia.

Ele se livrou de objetos de quando estava na prisão. O brasileiro trocou os sapatos de prisioneiro por botas de trabalho durante a sua fuga.

Alimentos em fazenda. Danilo declarou à polícia que se alimentou de melancias plantadas em uma fazenda e que bebia água em um riacho.

Fuga constrangedora e nova prisão

Danilo conseguiu escapar da prisão do condado de Chester em 31 de agosto. A fuga, revelada por um vídeo de uma câmera do sistema de segurança da prisão, foi tão espetacular como constrangedora para as autoridades.

Cão e avião ajudaram a localizá-lo. As autoridades americanas fizeram bloqueios em estradas, usaram drones e helicópteros para encontrá-lo. Um avião de detecção térmica e um cão chamado Yoda foram fundamentais para a localização do brasileiro. O cachorro é treinado para morder e segurar, e ele mordeu o brasileiro, que teve hemorragia.

Danilo foi transferido para uma prisão de segurança máxima no condado de Montgomery, ainda na Pensilvânia. Ele é considerado pelas autoridades extremamente “perigoso”. Ele foi condenado em agosto à prisão perpétua por esfaquear até a morte a ex-namorada em 2021 na frente do filho da vítima.

*Com informações de Uol