Nos dias 2 e 3 de outubro, a Universidade Nilton Lins vai receber profissionais e estudantes de jornalismo para discutir os caminhos da apuração e publicação de notícias, em tempos de fake news.
O VII Fórum de Jornalismo da Nilton Lins foi idealizado para promover a abordagem de temas que permitam a reflexão sobre o exercício do ofício e as inscrições para o evento estão abertas no site da Universidade http://cursosextensao.niltonlins.br:8081/.
O encontro também irá oportunizar a troca de ideias entre profissionais que já atuam na missão de informar, e estudantes que estarão no mercado de trabalho, além de abordar maneiras de evitar publicações equivocadas e apontar formas de apuração correta, evitando o ciclo das fake news, notícias falsas que invadiram, principalmente, a internet nos últimos tempos.
Palestrantes
Na edição 2023, o Fórum irá contar com a participação de jornalistas especializados em suas respectivas áreas de cobertura. No primeiro dia, Janaína Andrade, repórter e fundadora do site O Estado Político, irá abrir os trabalhos.
Formada desde 2014, ela vem atuando na elaboração de reportagens e análises do universo da política local. Em seguida, o repórter da TV Amazonas, Alexandre Hisayasu, falará sobre sua atuação na realização de matérias na região Norte e da participação em coberturas nacionais.
No segundo dia, a repórter da TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, e apresentadora da Rádio Difusora, Tereza Pinheiro, irá abordar os direcionamentos da notícia no rádio e na emissora pública.
Encerrando o VII Fórum de Jornalismo da Universidade Nilton Lins, a especialista na cobertura esportiva, Larissa Balieiro, irá dividir suas experiências com os participantes. Larissa é uma das principais representantes femininas do jornalismo esportivo no Amazonas e atua com destaque na cobertura do futebol local e nacional.
Na avaliação da vice-reitora para Programas de Extensão, Cultura e Relação com a Comunidade da Nilton Lins, Janaína Braga, o Fórum é um importante espaço para debater o jornalismo e uma oportunidade para os acadêmicos estarem em contato com profissionais estabelecidos no mercado.
“É o momento de unir o conhecimento teórico de sala de aula com a prática diária e de compartilhar dúvidas, solucionar questionamentos e construir coletivamente vários tipos de novos conhecimentos e aprendizagens”, destacou Janaína Braga.
Com informações da assessoria