
O Curso de Formação de Oficiais (CFO) e de Oficiais de Saúde (CFOS) começou, nesta segunda-feira (10/03), para os 127 aprovados no concurso da Polícia Militar do Amazonas de 2021. A apresentação dos alunos oficiais foi no Comando-Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), no bairro Petrópolis, zona sul. Com o início da nova turma, o Governo do Amazonas reforça o compromisso com as Forças de Segurança.
Dos convocados pelo governador Wilson Lima, no dia 12 fevereiro, 120 são para o cargo de oficial combatente e sete para oficial de saúde. Em 2023, o Governo do Amazonas convocou 100 aprovados para oficiais combatentes, que estão no segundo ano de formação; e 21 para oficiais de saúde, que concluíram o CFOS, em abril de 2024, e, hoje, atuam no Hospital da Polícia Militar (HPM) Tenente Weber.
“O governador teve a decisão acertada de realizar o concurso público e revitalizar nossa Segurança. Isso vai reforçar o efetivo da Polícia Militar, entendendo que só estarão formados em 3 anos, mas essa é a importância do planejamento, porque é preciso pensar no agora para prever o futuro”, ressaltou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinicius Almeida.
Os oficiais combatentes terão pela frente uma formação de três anos. Os sete oficiais de saúde vão passar por formação de quatro meses para terem acesso à rotina e adaptação militar. Os aprovados para oficiais de saúde são das especialidades de pediatria, clínica geral, ginecologia, endocrinologia e veterinária.
“Já temos mil novos policiais que se formaram no final do ano passado e estão dando resultados. Com esses novos oficiais, teremos ainda mais apoio e, com certeza, irão reforçar e levar uma segurança de melhor qualidade para a população”, disse o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva.
Expectativas
“Minha preparação iniciou em 2020. Eu me preparei bastante, física e psicologicamente, para estar aqui. Tenho certeza de que, em breve, estaremos servindo para proteger toda a sociedade amazonense”, disse o aluno oficial Tiago Siqueira, 30, ao destacar o que representa esse momento tão especial.
A aluna oficial de saúde Letícia Portugal, 38, explicou que foram anos de dedicação, até a aprovação, e muita expectativa, até a convocação para o início do curso. “Sempre quis fazer parte das Forças Armadas, então estou muito feliz de ingressar. A expectativa era muito alta; acho que todos estavam muito ansiosos para começar”, destacou.
Formação
O CFO e CFOS são coordenados pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM, e comandados pela Academia da Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar.
