Foto: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Amazonas Band apresenta nesta terça-feira (14), às 20h, no Teatro Amazonas, o concerto “Lux Aeterna – À memória de Maestro Branco e Hermeto Pascoal”, uma homenagem a dois grandes nomes da música brasileira que recentemente partiram para a eternidade.
O evento, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem duração de 1h20 e promete uma noite marcada por emoção, virtuosismo e celebração do legado desses artistas que influenciaram gerações. A venda dos ingressos para plateia e frisas está sendo feita na bilheteria do teatro. Já os demais lugares são liberados, por ordem de chegada.
Sob a regência de Rui Carvalho, o concerto tem início com a obra “Réquiem”, composta pelo próprio maestro. Dividida em quatro partes, Lamento, Prece, Senda e Lux Aeterna, a peça é descrita como uma oração pela paz eterna, uma reflexão sobre a morte não como fim, mas como passagem para a luz, invocando sentimentos de espiritualidade, tempo e memória.
A apresentação celebra a memória de dois artistas fundamentais para a música nacional. Conhecido como “Maestro Branco”, o arranjador, compositor e educador José Roberto marcou gerações com sua contribuição à música instrumental e à formação de novos talentos. Criador da Banda Savana, foi um dos principais nomes da música orquestral brasileira.
O alagoano Hermeto Pascoal, falecido recentemente, deixa uma obra de alcance internacional, reconhecida por sua inventividade, experimentação sonora e originalidade — atributos que lhe renderam, entre outras conquistas, três prêmios Latin Grammy.
Regido por Rui Carvalho, o concerto será uma celebração à memória desses dois mestres. “Será uma noite de reconhecimento e emoção. Convidamos todos a viverem conosco esse momento especial”, afirma o maestro.
O programa ainda inclui arranjos inéditos preparados ao longo de 2025 para a Amazonas Band, com destaque para clássicos do jazz e da música brasileira, como As Três Marias (Wayne Shorter), Maiden Voyage (Herbie Hancock), Pizindim (Evaldo Gouvêa e Jair Amorim), Bahia (Ary Barroso), Serrado, Flor de Lis e Samba Dobrado (Djavan). Os arranjos são assinados por Rui Carvalho, com exceção de Samba Dobrado, arranjado por Bruno Mangueira.
O concerto “Lux Aeterna” tem classificação livre, oferecendo ao público amazonense uma oportunidade única de vivenciar uma homenagem poética e sonora a dois mestres que marcaram profundamente a história da música nacional.
O espetáculo será reapresentado no dia 29 de outubro, às 19h, no Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes, s/nº, no Centro.
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Neste fim de semana, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) cumpre uma extensa agenda oficial no Médio Solimões. Na primeira parada, em Tefé, distante...
Mais de 100 servidores municipais participaram de uma grande operação integrada de limpeza, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de...