Ex-goleiro Doni tem passagens pelo Corinthians, Santos, e Seleção Brasileira - Foto: Maurizio Lagana / GettyImages

O ex-goleiro Doniéber Alexander Marangon, de 46 anos, conhecido como Doni, responde por uma ação no Tribunal da Flórida por supostos golpes envolvendo investimentos em imóveis nos Estados Unidos.

O ex-atleta começou no futebol em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Em 1999, ele entrou para o Botafogo-SP, e em agosto de 2001, defendeu o Corinthians. No clube, atuou em 101 partidas e ajudou o elenco a conquistar a Copa do Brasil de 2002 e o Paulista de 2003.

Ele teve uma breve passagem pelo Santos, Cruzeiro e Juventude. Depois, partiu do Brasil e foi jogar na Roma, onde ficou até 2011 e conquistou três títulos: duas Copas da Itália e uma Supercopa Italiana.

Nesse período, também foi convocado para jogar na Seleção Brasileira e conquistou a Copa América, em 2007. Também foi reserva na Copa do Mundo da África do Sul, de 2010.

Ainda em 2011, acertou sua ida ao Liverpool, na Inglaterra. Durante o verão europeu, sofreu uma parada cardiorrespiratória e chegou a ficar 25 segundos com o coração parado. Mesmo com a recomendação médica de parar, em 2013, ele voltou ao Botafogo-SP, onde encerrou a carreira no mesmo ano.

Acusação de golpes

Segundo a EPTV, afiliada da TV Globo, Doni e o também brasileiro Werner Macedo são sócios da empresa D32 Invest. As investigações apontam que a companhia captava recursos no exterior e no Brasil, prometendo rendimentos de até 15% ao ano com a construção de casas em condomínios de médio e alto padrão.

Um deles seria o Camila Homs, em Silver Springs Shores, a cerca de 113 quilômetros de Orlando, lançado em 2022. A previsão era de mais de 500 casas no condomínio, além da construção de um campo de golfe.

A emissora aponta que a audiência desta terça tratará uma dívida de US$ 59 mil (cerca de R$ 309 mil na cotação atual) da empresa D32, cujo processo foi movido por duas mulheres. Caso ele e o sócio não compareçam, medidas mais duras podem ser aplicadas contra eles, como a prisão, devido ao descumprimento da ordem judicial.

*Com informações de Terra