Vereador destacou o fortalecimento do trabalho parlamentar, da fiscalização e da integração com o Executivo municipal - Foto: Cleuton Silva e Eder França / Dicom
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), afirmou que o Legislativo deve intensificar o ritmo de trabalho em 2026, ampliando a produção de propostas e a presença nas comunidades. A declaração foi feita nesta segunda-feira (9 de fevereiro), após a leitura da Mensagem Governamental do prefeito David Almeida (Avante), na Sessão Solene de abertura dos trabalhos da 2ª Sessão do 1º Biênio da 19ª Legislatura.
David Reis (Avante) destacou o papel institucional do Legislativo municipal no acompanhamento das ações da prefeitura e na elaboração de propostas voltadas à população. Segundo ele, a expectativa é de intensificação do trabalho parlamentar ao longo do ano, tanto na produção legislativa quanto na atuação direta nas comunidades.
“A Câmara vai ‘imprimir’ um ritmo para que possamos ampliar ainda mais as proposituras de leis e as ações nos bairros, porque a Câmara tem o dever de auxiliar o Poder Executivo. Fiscalizar é um ofício. Considero um dever, até porque o prefeito David exerce um mandato com grande sinergia entre Câmara e Executivo, o que é importante para nós, detentores de mandatos, porque, na hora em que acionamos a prefeitura, temos, de pronto, a atenção para determinadas questões ou problemas e, dessa forma, vamos construindo, dia após dia, uma Manaus melhor para se viver”, disse o presidente.
Prefeito destaca metas
Durante a leitura da Mensagem Governamental, o prefeito destacou os principais pontos do primeiro ano do segundo mandato, evidenciando avanços na área do transporte coletivo que, segundo dados apresentados, alcançou 99,96% de eficiência operacional. Ele também mencionou que 96% dos contratos foram licitados, totalizando 1.489 processos e gerando economia estimada em R$ 2,5 bilhões, além de citar indicadores na área da saúde, com 97% de cobertura de atenção primária.
“Para 2026, nossas metas envolvem o Hospital Municipal, a Cidade do Autista, o aterro municipal e o início das obras das voçorocas. Além disso, vamos focar na drenagem do igarapé do Crespo, no viaduto Passarão e na construção do Parque Encontro das Águas Rosa Almeida. Temos também as moradias que estão prontas, as que estão sendo construídas, mais de 21 escolas para entregar, ecobarreiras para colocar, além de feiras, mercados e UBSs para serem entregues. Tudo isso é fruto de nosso trabalho, e em 2026 será um ano de muitas entregas”, relatou David Almeida.
Além do presidente da CMM, vereador David Reis, e do prefeito David Almeida, a sessão contou com a presença do vice-prefeito de Manaus, Renato Junior; secretários municipais; do defensor público-geral do Amazonas (DPE-AM), Rafael Monteiro; da presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins; do 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Abdala Fraxe; do comandante do VII Comando Aéreo Regional (COMAR), major-brigadeiro Kirsch Pinheiro; da procuradora-geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Leda Mara Albuquerque; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter Mendonça, entre outras autoridades.
O prefeito de Manaus, David Almeida, apresentou, na manhã desta segunda-feira, 9/2, a "Mensagem Governamental" à Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante a abertura...
A comunidade João Paulo, localizada no bairro Jorge Teixeira, passa a contar com um importante avanço em infraestrutura: a implantação da rede de esgotamento...