Especialistas alertam para o impacto da prevenção na qualidade de vida ao longo do ano - Foto: Divulgação
O começo do ano costuma ser visto como um período de recomeço. Depois das festas, muitas pessoas aproveitam janeiro para colocar a saúde em dia, retomando consultas médicas e realizando exames de rotina como forma de prevenção e planejamento ao longo do ano. Com o mês chegando ao fim, a ideia é que quem ainda não marcou consultas e exames tire os planos do papel e dê prioridade ao cuidado com a saúde.
Segundo o farmacêutico e professor Alexandre Targino, esse movimento está diretamente ligado à motivação típica do início de um novo ano. Ele destaca que, nesse período, geralmente as pessoas ficam mais motivadas a criar rotinas saudáveis, estabelecer metas e cuidar melhor do corpo e da mente, principalmente após os excessos alimentares e mudanças na rotina ocorridos durante as festas de fim de ano.
“Festas, viagens e alterações na alimentação podem interferir na saúde. Realizar exames ajuda a identificar alterações precoces e prevenir problemas maiores. Com os exames em dia, é possível acompanhar resultados, ajustar tratamentos e manter o controle da saúde durante todo o ano”, explicou.
Essa procura é percebida na Medical Tower, localizada no Millennium Shopping, na zona Centro-Sul de Manaus. O espaço concentra diversos serviços de saúde e especialidades médicas, facilitando o acesso da população.
Entre os exames mais procurados neste período, segundo Targino, que atende na Medical Tower, estão hemograma completo, glicemia de jejum, hemoglobina glicada, colesterol, triglicerídeos e exames de função hepática. De acordo com o farmacêutico, esses exames ajudam a avaliar o funcionamento geral do organismo.
A biomédica e massoterapeuta Katte Anne destaca que o check-up pode identificar problemas silenciosos ainda em fase inicial. “Alterações renais, anemias, déficits nutricionais, doenças hepáticas e alterações metabólicas podem ser detectadas precocemente quando a pessoa aproveita esse período para cuidar da saúde”, explica.
Do ponto de vista biomédico, ela ressalta que a prevenção faz diferença direta na qualidade de vida. Segundo Katte Anne, os exames permitem intervir antes mesmo do aparecimento de sintomas, quando o tratamento é mais simples e eficaz.
“A partir dos resultados, é possível ajustar alimentação, atividade física e até medicações, mantendo o equilíbrio do organismo e reduzindo inflamações e o estresse metabólico ao longo do ano”, destacou.
Além da prevenção, a orientação profissional também é essencial para garantir um acompanhamento adequado. Alexandre Targino lembra que nem toda alteração nos exames representa, necessariamente, uma doença, e que a interpretação correta evita alarmes falsos, tratamentos inadequados e a repetição desnecessária de exames.
Parlamentares governistas e da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram em acordo na manhã desta quinta-feira, 5, e barraram a votação...
Vinte propostas estratégicas para o desenvolvimento urbano sustentável no Amazonas serão apresentadas na 6ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece entre os dias 24...