Parlamento da Alemanha, em Berlim - Foto: Fabrizio Bensch / REUTERS
Um deputado do partido de extrema direita alemão AfD (Alternativa para a Alemanha) está sendo processado por ter feito uma saudação nazista na câmara baixa do Parlamento alemão em 2023, indicou a Promotoria de Berlim.
Em outubro, o Bundestag suspendeu a imunidade do deputado da AfD Matthias Moosdorf, de 60 anos, devido a uma saudação hitlerista, para permitir a abertura de ações judiciais.
Hoje, a Promotoria alemã informou em um comunicado que iniciou um processo pelo uso de “símbolos anticonstitucionais”, já que “o acusado teria saudado outro membro de seu partido com uma batida de calcanhar e uma saudação hitlerista no vestiário da entrada Leste do Reichstag, em 22 de junho de 2023”.
Segundo a mesma fonte, o deputado tinha consciência de que o gesto “era visível para as pessoas presentes” no Bundestag.
Conhecido por sua proximidade à Rússia, Moosdorf é membro da AfD desde 2016.
Músico de profissão, é também professor honorário em um conservatório de música de Moscou.
Principal força de oposição após as eleições legislativas de fevereiro, a AfD lidera regularmente as pesquisas desde então.
Membros e eleitos do partido chamam frequentemente a atenção da mídia devido a declarações consideradas racistas ou a referências nazistas.
O MP (Ministério Público) Militar acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de ter desrespeitado "os preceitos éticos mais básicos" do Estatuto dos Militares.
Afirmação está...
A Prefeitura de Manaus, por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM), esclarece que a autuação ambiental aplicada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas...