Foto: Assessoria

A Universidade Nilton Lins, por meio de sua Incubadora de Bionegócios e Tecnologias da Amazônia (InBioTa) conquistou esta semana, o título de “Incubadora do Ano” na 10ª edição do Prêmio Jaraqui Graúdo, que destaca instituições e atores de relevância no ecossistema de inovação de Manaus.

Esta é a segunda vitória da incubadora, repetindo a conquista de 2023, e consolida sua atuação como referência em empreendedorismo inovador e sustentável na região. Desde sua fundação em 2020, no âmbito do Setor de Pesquisas, Pós-graduação e Inovação da Universidade Nilton Lins e no Projeto Pró-incubadoras da Fapeam, a InBioTa já alcançou mais de 10 mil pessoas por meio de capacitações, jornadas de inovação, oficinas e eventos.

Atualmente, a incubadora acompanha seis startups, residentes e não residentes, beneficiando-as com suporte técnico, mentorias especializadas e acesso a oportunidades estratégicas, contando com a Fundação Nilton Lins como mantenedora.

De acordo com a reitora Gisélle Lins Maranhão, a incubadora desenvolve uma abordagem prática, com forte direcionamento para soluções sustentáveis de impacto na sociedade a partir da biodiversidade regional em setores como Bioeconomia, Biotecnologia, cidades inteligentes, Saúde 4.0, tecnologias sustentáveis e socioambientais.

“Como instituição amazônica, um dos pilares da Universidade é promover a integração entre conhecimento e prática com ações reais e sustentáveis para impulsionar negócios inovadores e a InBioTa é um elo essencial entre pesquisa, desenvolvimento e mercado para responder a estes desafios”, acrescentou a Reitora, assinalando que em 2024 a Nilton Lins também foi agraciada com o Prêmio Jaraqui Graúdo, na modalidade “Universidade Empreendedora do Ano”.

Trajetória e compromisso

Entre as iniciativas de maior destaque da incubadora em 2025 estão a Jornada Empreendedora em Bioeconomia (em parceria com o Idesam e o Programa Prioritário de Bioeconomia) e a apresentação na 35ª Conferência Anprotec, em Foz do Iguaçu (PR).

Para o coordenador da InBioTa, Zamith Filho, o prêmio valoriza a trajetória e o investimento da Fundação Nilton Lins e da Universidade no desenvolvimento científico e tecnológico do Amazonas, dentro da política institucional de inovação.

“Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e evidencia não apenas o trabalho da equipe, composta pelos professores Afrânio Porto, Cristorffer Guimarães, Isomar Lima e pelos bolsistas Débora, Erianne, Manuela e Roberto, mas também o compromisso da instituição com a inovação e formação de novos negócios sustentáveis na região”, afirmou.

A InBioTa está localizada na Universidade Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus. Os empreendedores interessados em participar e submeter projetos podem entrar em contato pelo Instagram @incubadorainbiota ou pelo e-mail [email protected]. O edital de incubação opera em fluxo contínuo, permitindo a avaliação de propostas ao longo de todo o ano.

Com informações da assessoria