Foto: Kelvin Dinelli

O vereador Rodrigo Guedes (PP) criticou nessa terça-feira (25), a prisão do operador do guindaste, Antônio Benjamin, que trabalhava fantasiado de Papai Noel e e operava a máquina durante o tombamento na montagem da árvore de Natal de 2025, no Largo São Sebastião, em Manaus, no último domingo (23).

O tombamento do guindaste resultou na morte de Antônio Paulo Rodrigues de Souza, 40 anos, conhecido como Antônio Suricate. Outro trabalhador, Henes Libório Ramos, 47 anos, sofreu fratura em uma das pernas e permanece internado. De acordo com as investigações, o operador tinha sido contratado apenas para uma diária, estava afastado pelo INSS e não possuía habilitação para operar o equipamento.

Guedes criticou que a investigação esteja culpando apenas o trabalhador e não a empresa responsável pelas irregularidades e o governo do Estado que contratou a prestadora de serviços. Essa não é a primeira vez que a montagem da árvore localizada no Largo São Sebastião causa acidentes. Ano passado, a árvore pegou fogo.

Para o vereador, a prisão do operador do guindaste evidencia uma manobra do Governo Estadual em dar uma resposta à população e preferiu culpar o lado mais fraco da situação.

“Eu pergunto, com todo respeito à Polícia Civil do Amazonas, se a corda vai arrebentar para o lado mais fraco. Será que só o operador do guindaste, Antônio Benjamim, que chegou a ser preso, vai responder por essa tragédia no Largo São Sebastião? E o dono da empresa? E o responsável técnico? E o poder público que contratou o serviço? Vamos assistir a mais um espetáculo de impunidade?”, ressaltou.