Líder ucraniano também criticou o sistema internacional - Foto: Reuters / Divulgação
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falou sobre a guerra no seu território hoje em discurso na Assembleia Geral da ONU.
Ele acusou a Rússia de não aceitar o cessar-fogo proposto para a região. “A guerra da Rússia contra o nosso país continua enquanto pessoas seguem morrendo todas as semanas. Não há cessar-fogo porque a Rússia se recusa”, afirmou na tribuna.
Com discurso em inglês, Zelensky afirmou que armas são necessárias para manter a paz. “O século 21 é diferente do passado. Se uma nação quer paz, ela ainda precisa ter armas. É doentio, mas é a realidade. Não é a lei internacional nem a cooperação que decide quem sobrevive.”, disse.
Ele também afirmou que os drones, antes operados somente por países ricos, agora podem ser operados por países com menos condições, significando um grande risco para o mundo. “É só uma questão de tempo antes de drones estarem lutando contra drones de forma autônoma, sem humanos envolvidos”, afirmou, alegando que a Ucrânia precisou construir drones para lidar com ataques.
Ele citou o “colapso da lei internacional” e afirmou que “a resposta do mundo não é suficiente” para o que acontece na guerra. O presidente citou novos ataques vividos pelo país ontem, a invasão do espaço aéreo da Polônia e blecautes que a região tem vivido. “Essa loucura continua porque as instituições internacionais são muito fracas”, afirmou.
“Agora há dezenas de milhares de pessoas que sabem como matar profissionalmente usando drones. Parar esse tipo de ataque é mais difícil do que parar qualquer arma. É isso o que a Rússia trouxe com a guerra.” afirmou Volodymyr Zelensky, em discurso na ONU.
O ucraniano também falou sobre ataque a Charlie Kirk e sobre a tentativa de assassinato ao presidente Donald Trump. “As armas estão avançando mais rápido do que a nossa capacidade de se defender”, afirmou. Não tivemos chance além de construir drones para continuar a sobreviver”, disse, em outro momento do discurso.
Zelensky agradece apoio de Trump, mas pede união de todos os países. “Não fiquem em silêncio enquanto a Rússia continua esta guerra. Por favor, condenem-a. Una-se a nós na defesa da vida e da lei internacional”.
Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei nº 828/2025, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente...
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) reafirma a importância do Bosque Estadual Vandete Rocha como ponto de encontro entre aprendizado e contato...