Triagem presencial oferece vagas para pessoas com diferentes tipos de deficiências na capital amazonense - Foto: Freepik

O Grupo Tapajós, que reúne as redes de drogarias Santo Remédio, FarmaBem, Flexfarma e Flex Atacadão, promove na próxima sexta-feira (8) uma triagem presencial de currículos exclusiva para pessoas com deficiência (PCD). Os interessados devem ter ensino médio completo e apresentar laudo médico atualizado. A seleção será realizada das 9h às 12h, na sede do Sine Manaus, localizada na avenida Constantino Nery, 1272 — bairro São Geraldo.

As vagas disponíveis são para auxiliar de estoque, operador de caixa, garagista, fiscal de loja e inventarista, todas sem exigência de experiência prévia. Para o cargo de farmacêutico, é obrigatório ter curso de injetáveis, perfuração de lóbulo e experiência na área. Já para consultor de vendas, é preciso comprovar atuação prévia na função. Os salários iniciam em R$ 1.534,13 e podem ultrapassar R$ 3.000 no caso do cargo de farmacêutico, único que exige ensino superior.

A analista de Recursos Humanos do Grupo Tapajós, Michele Januário, afirma que a companhia está comprometida em ampliar a inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores.

“Nosso objetivo é garantir um processo verdadeiramente inclusivo, desde o recrutamento até a integração e o desenvolvimento dos nossos colaboradores. Para isso, investimos na preparação das equipes e na criação de um ambiente acessível, respeitoso e colaborativo”, destaca.

Benefícios

Os profissionais contratados terão acesso a um pacote de benefícios que inclui seguro de vida, convênio com drogarias, plano de saúde e odontológico, vale-refeição, vale-transporte e um plano estruturado de progressão de carreira. A proposta é oferecer não somente segurança e bem-estar, mas também oportunidades reais de crescimento na empresa.

“Temos orgulho em manter um alto índice de promoções internas, com base em competências, desempenho e potencial. Seguimos firmes no compromisso com a equidade, a diversidade e a inclusão”, pontua Michele.

A possibilidade de crescimento é um diferencial, já que o Grupo Tapajós é a maior distribuidora de medicamentos da Região Norte, com atuação no Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia. Além das redes de farmácias, o Grupo Tapajós conta com seis centros de distribuição, mais de mil colaboradores, além de marcas próprias no setor farmacêutico.

Cenário

Apesar de avanços no Brasil, como a Lei de Cotas (Lei n.º 12.711/2012), dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2023) apontam que somente metade (51,2%) das pessoas com deficiência que têm ensino superior completo estão no mercado de trabalho. Entre PCDs com ensino médio completo, menos da metade (42,4%) possui trabalho.

O IBGE também divulgou, em maio, que o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 7,3% da população com dois anos ou mais. Além disso, foram identificadas 2,4 milhões de pessoas com autismo, dados coletados pela primeira vez.