Trump em uma foto de 2019, em seu primeiro mandato, quando recebeu uma camisa do Brasil, presente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Foto: Pool / GettyImages
Uma pesquisa realizada pela parceria Ipsos-Ipec e divulgada nesta sexta-feira, 18, mostrou quais são as impressões dos brasileiros sobre o novo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Metade dos respondentes considera que as políticas comerciais do republicam prejudicam a economia do Brasil.
“Essa percepção é ainda maior entre os que votaram em Lula em 2022, 58%, mas mesmo entre eleitores de Bolsonaro, essa percepção atinge a maioria relativa com 43%”, comenta Márcia Cavallari, líder da área de Ipsos-Ipec responsável pelo BUS, pesquisa regular nacional que utiliza uma amostra probabilística e representativa da população brasileira.
Para o levantamento, foram ouvidas 2000 pessoas em 131 municípios, a partir de 16 anos. A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 7 de abril deste ano, ou seja, logo após o chamado Liberation Day, ocorrido em 2 de abril, quando Trump anunciou o tarifaço para o mundo.
Na ocasião, o Brasil, assim como outros países da América Latina, foram taxados no mínimo de 10% pelos Estados Unidos. O País, porém, é afetado ainda pela tarifa de 25% sobre aço e alumínio.
Já considerando o impacto do governo Trump no geral sobre o Brasil, o percentual de entrevistados que o considera como negativo também se manteve próximo à metade, em 49%; 29%, acreditam que o impacto é positivo; 2% são indiferentes; e 20% não sabem ou preferiram não responder. Entre os respondentes que mais acreditam num efeito negativo do governo Trump no país estão as pessoas que votaram em Lula (61%) e as residentes nas capitais do país (57%).
Na pesquisa, os entrevistados também foram questionados se Donald Trump está fazendo um governo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo para os americanos. Três a cada dez consideram que o republicano está fazendo um governo ruim ou péssimo para os americanos; 27% acreditam que seu governo é ótimo/bom, e 19% acham que é regular. Somam 24% aqueles que preferem não opinar sobre o tema.
Somando as respostas de quem optou por ótimo/bom ao avaliar o impacto deste governo para a população estadunidense, observa-se que 15% dos que votaram no Lula acham o Trump está fazendo uma boa administração, percentual que salta para 45% entre os votantes de Jair Bolsonaro.
Cabe ressaltar ainda que, 34% dos evangélicos avaliam o governo Trump de forma positiva, ao passo que 32% dos católicos o consideram negativo para os americanos.