O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) concretizou mais uma atualização no sistema de julgamento eletrônico que vai contar agora com duas novas funcionalidades: geração automática de certidões de publicação de decisões e automatização de roteiros de julgamento. As atualizações, anunciadas pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, estão em vigor a partir desta terça-feira (11) e reforçam a meta de eficiência e redução de tarefas manuais, dando continuidade ao modelo de inovação já adotado pelo Tribunal em 2024.
Certidões automáticas e o fim do ‘copiar e colar’
A primeira novidade acaba com um processo manual histórico: a emissão de certidões de publicação de decisões. Antes, servidores da Sepleno e das Câmaras monitoravam diariamente o Diário Oficial, extraíam dados manualmente e anexavam aos processos. Agora, o sistema identificará automaticamente a publicação, gerará a certidão em formato padrão e a juntará aos autos.
“Essa atualização representa um avanço significativo na automatização dos nossos processos internos. Com a geração automática das certidões, eliminamos um trabalho manual repetitivo e ganhamos mais agilidade e segurança na tramitação dos processos”, destacou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, ao anunciar a modernização.
Bianca Figliuolo, secretária do Tribunal Pleno (Sepleno), explica o impacto prático: “Um dos objetivos principais é o alcance da celeridade na instrução dos processos, visto que a certificação de publicação trará aos autos, de forma ágil, documento essencial ao desenvolvimento dos processos desta corte, que é a data de publicação de seus julgados”.
Ainda de acordo com a secretária, em relação aos prazos processuais, o ganho reside na fidedignidade do registro desta informação nos autos, já que a data é lançada por meio de sistema de tecnologia da informação, o qual identifica o dado de forma mais precisa, reduzindo erros comuns inerentes ao fator humano, quando exposto a trabalhos de natureza repetitiva.
Roteiros de julgamento: do papel à padronização digital
A segunda atualização resolve outro desafio antigo: a elaboração de roteiros de julgamento, documentos fundamentais para a condução das sessões, usados pelos gabinetes para orientar relatores e conselheiros. Antes, cada gabinete montava seu próprio roteiro, de forma manual, sem um padrão definido, alguns usando tabelas, outros, textos livres, o que demandava até dois dias de preparo por sessão.
“O sistema agora unifica as informações essenciais, como pauta, impedimentos e entendimentos prévios, em um modelo padronizado, mas ainda customizável” detalhou Saulo Coelho Lima, diretor de Projetos e Inovação em Tecnologia da Informação (Diproj). A ferramenta também calcula automaticamente quem presidirá o julgamento de cada processo caso haja impedimentos, com base na hierarquia e presença dos conselheiros.
Para a conselheira-presidente, a mudança representa um avanço importante na rotina dos gabinetes do TCE-AM e no andamento dos processos. “Sabemos que a elaboração desses roteiros exigia um tempo considerável dos servidores, que muitas vezes precisavam dedicar um ou dois dias inteiros somente para essa atividade. Agora, com a automação, reduzimos essa carga de trabalho, promovemos maior eficiência na análise dos processos e organização nas sessões”, afirmou a conselheira-presidente.
O prefeito de Manaus, David Almeida, liderou, nesta segunda-feira, 5/5, uma visita técnica às obras do programa "Minha Casa, Minha Vida", na zona Oeste...
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que produtos químicos presentes em plásticos de embalagens de produtos estavam associados a 350 mil mortes por...