A Prefeitura de Manaus avança no compromisso com a gestão sustentável de resíduos. Em reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), nesta segunda-feira, 17/2, o secretário Sabá Reis recebeu o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Rodrigo Sabatini, para reforçar a parceria e discutir novas iniciativas para ampliar a sustentabilidade na capital amazonense.
Para o secretário Sabá Reis, a parceria com o ILZB fortalece o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a inovação na gestão de resíduos. “A Semulsp já é uma referência nacional no conceito Lixo Zero, mas queremos avançar ainda mais, uma Manaus Lixo Zero. A sustentabilidade é um caminho sem volta e estamos prontos para ampliar nossas ações e parcerias, para garantir um futuro melhor para nossa cidade”, destacou.
A Semulsp é a primeira e única secretaria municipal de limpeza pública certificada como Lixo Zero, no Brasil, o que destaca a cidade no cenário nacional. Durante o encontro, Rodrigo Sabatini enfatizou o pioneirismo da secretaria e sua relevância na difusão do conceito Lixo Zero na Amazônia.
“A minha visita a Manaus é, antes de tudo, um reconhecimento pelo trabalho exemplar da Semulsp. Além disso, discutimos novos projetos do Instituto Lixo Zero Brasil, como um possível pacto por Manaus e a captação de recursos por meio da nova Lei Federal de Incentivo à Reciclagem”, afirmou Sabatini.
O planejamento estratégico da limpeza pública para os próximos anos foi um dos pontos centrais da reunião. Entre os temas debatidos, foram destaque as ações voltadas à economia verde, mitigação dos impactos climáticos e ampliação da educação ambiental. Um dos projetos apresentados foi o modelo de Escolas Lixo Zero, que visa conscientizar alunos e professores sobre práticas sustentáveis.
Debate sobre sustentabilidade
O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil anunciou dois eventos importantes: o “Encontro Internacional de Escolas Lixo Zero”, previsto para o final de junho, em Manaus, integrando o 31º Congresso Luso de Educação Ambiental, e o “Diálogo Internacional pelo Lixo Zero, durante a COP 30, em Belém (PA), reunindo especialistas e gestores públicos para debater a transição para uma economia mais sustentável.
“A gestão municipal, por meio da Semulsp, reafirma seu compromisso com políticas sustentáveis e permanece aberta a colaborações que impulsionem a inovação e a responsabilidade ambiental em Manaus”, concluiu Sabá Reis.
O vereador Rodrigo Guedes se reuniu com o defensor público Arlindo Gonçalves, coordenador do Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Estado do Amazonas...
Um estudo do grupo World Weather Attribution concluiu que as condições meteorológicas que impulsionaram os incêndios mortais na Turquia, Grécia e Chipre este ano...