Estão abertas até o dia 14 de outubro as inscrições para o Programa de Trainees 2025 da Aegea, grupo do qual a Águas de Manaus faz parte. Os aprovados no processo seletivo da 10ª edição do programa terão a oportunidade de trabalhar em uma das empresas líderes no setor de saneamento básico no Brasil. Quem tiver interesse deve consultar os detalhes e realizar a inscrição por meio do link https://www.ciadetalentos.com.br/traineeaegea
Podem se inscrever pessoas com graduação completa entre dezembro/2021 e dezembro/2024 em Administração, Ciências Econômicas, Direito ou Engenharia (Ambiental, Química, Civil, Hídrica, Produção, Mecânica, Elétrica).
Para participar do programa, é necessário ter disponibilidade para atuar e residir em qualquer região do Brasil. O processo seletivo será dividido em quatro fases classificatórias. A primeira etapa é a de inscrições (até 14 de outubro), dinâmica de grupo (novembro), painel e entrevistas (dezembro), entrevista com Comitê Executivo (janeiro). O resultado será divulgado no final de janeiro de 2025, o processo de admissão ocorrerá em fevereiro, e o início do programa, que tem duração de 18 meses, está previsto para março.
Márcia Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas da Companhia, conta que o Programa de Trainee Aegea é uma grande possibilidade para profissionais de diversas áreas exercerem suas vocações. “Nosso programa busca pessoas com um olhar inovador e humanizado, que queiram fazer a diferença na vida de milhões de pessoas atendidas pela Companhia atualmente, se juntando ao nosso propósito de movimentar vidas e de gerar prosperidade compartilhada nos locais onde estamos presentes. É uma oportunidade de serem capacitadas para trabalhar em uma empresa referência no mercado de saneamento e que atua de forma íntegra, inclusiva e comprometida com as comunidades que atende. Os futuros trainees terão chances de ampliar seus conhecimentos e criar novas oportunidades”, diz.
Atuação em Manaus
O programa possibilitou que o engenheiro químico Luiz Muniz e o engenheiro civil Daniel Rodrigues saíssem de suas cidades natais para vivenciarem o dia a dia de diversos setores da Águas de Manaus.
“Essa é a minha primeira experiência com saneamento e posso dizer que foi algo que mudou completamente a minha visão de trabalho, porque é um serviço que impacta diretamente a vida das pessoas. A gente consegue mensurar o que está entregando e sabe que daqui a alguns anos, será ainda mais visível. É algo muito gratificante”, resume Luiz.
Hoje, ele e Daniel atuam junto à equipe de Projetos da concessionária, que desenvolve o Trata Bem Manaus, programa de expansão do esgotamento sanitário na capital amazonense. “Em 18 meses aqui, passei por toda a operação, retirada de vazamentos, atendimento ao cliente, e agora estou na equipe que faz o planejamento estratégico da execução das obras de esgoto. Eu recomendo muito o Programa de Trainee por toda a experiência que ele dá a quem está começando, e o crescimento profissional pela convivência com os mais diversos setores de uma empresa como a Aegea”, destaca Daniel.
Diversidade e inclusão
Com 14 anos de trajetória, a Aegea é uma empresa comprometida com o alinhamento de ações que impactam no desenvolvimento sociocultural e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva, prezando pela diversidade. A companhia tem o programa de diversidade, o “Respeito Dá o Tom”, que completou sete anos em 2024 e que tinha o objetivo inicial de espelhar a demografia da população brasileira em seu quadro de colaboradores. Em 2022, a atuação do programa foi ampliada, passando a integrar também o olhar para a equidade de gênero, com foco em mulheres.
Como evolução de um trabalho consistente e com ações estruturadas, a Companhia assumiu publicamente o compromisso de ampliar a participação de pessoas negras e mulheres na liderança. As metas, a serem alcançadas até 2030, consistem em aumentar de 17% para 27%, e de 32% para 45%, o percentual de negros e mulheres, respectivamente, em cargos de liderança na empresa. Essas metas estão atreladas à emissão de Sustainability-Linked Bonds (SLB), em uma operação inédita para empresas de saneamento na América Latina e no Brasil. A Aegea também foi a primeira companhia do País a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas de diversidade racial em cargos de liderança.
Em sinergia com as metas e compromissos da Companhia, na última edição do Programa de Trainees Aegea (2023), 45% do time foi composto por pessoas autodeclaradas negras e 61% por mulheres.
Em seminário virtual com a equipe do gabinete parlamentar, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) definiu, no último final de semana, o plano de...
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), apresentou, na segunda-feira (6), uma série...