Dados da origem da fumaça são extraídos de satélites monitorados por instituições brasileiras e do exterior - Foto: Reprodução / Redes sociais
Durante toda a quarta-feira, 11, a cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, ficou tomada por fumaças, registrando níveis alarmantes de poluentes no ar. Segundo o World Air Quality Index, base de dados que monitora a qualidade do ar em nível global, a cidade é considerada um dos piores lugares do mundo para se respirar no dia de hoje.
O painel de monitoramento, atualizado em tempo real, classifica a medição em seis categorias: bom, moderado, não saudável para grupos sensíveis, pouco saudável, muito insalubre e perigosa.
Medido em microgramas por metro cúbico, o volume de toxinas no ar já ultrapassou seu pior índice, de 160 µg/m3. A cidade chegou a atingir os 425.2 µg/m3, entre as zonas leste e sul.
Com o número de desmatamentos acima do normal em setembro, a capital vem apresentando uma piora significativa a cada dia. Relatos colhidos pela reportagem do Terra nas redes sociais são de que as pessoas estão com dificuldade para respirar.
“A cidade toda está tomada de fumaça. A minha casa está tomada por fumaça, a visão chega tá embaçada. O cheiro está insuportável e tá impossível de respirar. O calor agora e pelo resto do dia piora tudo. Insalubre é pouco pra definir a vida aqui hoje”, escreveu um internauta no X, antigo Twitter.
Por decisão judicial do desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), as obras do Parque de Soluções Ambientais que está sendo construído pela...