Com o objetivo de esclarecer moradores e comerciantes do conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, sobre as obras da expansão da rede de esgotamento sanitário que estão ocorrendo nesta área, equipes da Águas de Manaus, realizaram reuniões com associações do comércio e visitas domiciliares para orientar sobre o serviço. As obras têm previsão para iniciarem ainda neste mês.
As reuniões foram uma iniciativa da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água) e tiveram o propósito de alinhar as ações como forma de reduzir os impactos das obras de melhoria e expansão do esgotamento sanitário nesta área da cidade.
Durante as conversas, representantes da Associação de Empresários do Vieiralves (AEV) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel Amazonas) estiveram juntos com os responsáveis pelas obras para tirarem dúvidas sobre como o serviço será realizado.
“Ouvimos a todos e diante do que nos foi exposto traçamos um planejamento para a execução do cronograma das obras. Estudamos uma maneira de impactar o mínimo possível o funcionamento dos estabelecimentos comerciais desta, que é uma área muito procurada pelos manauaras, seja para fazer compras, ou para frequentar os restaurantes e bares”, destaca o gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Semy Ferraz.
As obras já iniciaram em algumas vias. Ao todo, serão implantados aproximadamente 15 quilômetros de rede coletora de esgoto nesta área da cidade. A previsão é todo serviço seja concluído até o mês de novembro, visto que dezembro é o mês de maior movimento de clientes nos estabelecimentos.
Para que o serviço seja executado com segurança operacional, as vias que estão dentro do cronograma de obras serão parcialmente interditadas. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estarão presentes para orientar os motoristas.
“Estamos realizando a implantação das redes coletoras e deixando o Tubo de Inspeção e Limpeza (TIL) instalado na frente das residências e comércios. É a partir desta conexão que cada cliente poderá se interligar ao sistema de esgotamento sanitário e contribuir para o desenvolvimento da cidade com mais saúde e preservação do meio ambiente”, ressalta o gerente de Serviços da Águas de Manaus, Felipe Poli.
O Projeto de Lei (PL) 386/2024, de autoria do vereador Joelson Silva (Avante), avançou nesta segunda-feira (18/11) para a Comissão de Finanças, Economia e...