Foto: Vitor Silva / CBF

Não são poucas as manifestações em apoio a Vinicius Jr após a divulgação do vencedor do prêmio Bola de Ouro na noite desta segunda-feira, 28. O brasileiro, tido como o melhor jogador do mundo na última temporada, acabou superado pelo espanhol Rodri, meia do Manchester City e campeão da Eurocopa.

Vencedor da Bola de Ouro em 1998, ano em que venceu a Copa do Mundo sobre o Brasil, o francês Zinedine Zidane defendeu que Vinicius Júnior era o favorito ao prêmio organizado pela revista France Football.

À DAZN, Zidane se disse surpreso com o resultado e argumentou que ‘nem sempre o vencedor é o verdadeiro merecedor’. “Se olharmos as perfomances da temporada, Vinicius Jr foi excelente. Ele merece o reconhecimento por todo seu trabalho e talento”.

“O vencedor pode não ser aquele que verdadeiramente mereceu. Honestamente, esse prêmio perdeu sua credibilidade em 2018, quando [Cristiano] Ronaldo não foi o vencedor”, afirmou ‘Zizou’, que treinou Vinicius Jr no clube merengue.

Nas redes sociais, companheiros e ex-companheiros de Vinicius Júnior se posicionaram em favor do brasileiro. A exemplo do alemão Tony Kross, que deixou o Real Madrid após a última temporada. Nas redes sociais, o meia publicou fotos com Vini Jr e escreveu na legenda: “O melhor”.

Karim Benzema, que hoje joga no saudita Al-Ittihad, também compartilhou stories com o brasileiro, a quem descreveu como ‘muito forte’. Eder Militão, parceiro de Vini no Real Madrid e na Seleção Brasileira, também elogiou o companheiro: “Você é o melhor e ninguém pode tirar isso de você”.

O meia Lucas Paquetá também exaltou Vini em uma publicação no Instagram. “Só pra você saber que eu tenho orgulho de dizer que sou seu amigo, que te admiro e torço por você mais do que qualquer vitória minha”.

O francês Tchouameni Aurélien, que joga com Vini no clube merengue, também publicou em apoio ao companheiro: “Nada vai tirar tudo o que você conquistou, meu irmão. Todos nós sabemos. Eles não estão prontos para o que você vai entregar”.

Bola de Ouro 2024

Vini Jr. perdeu a Bola de Ouro, premiação da revista France Football ao melhor jogador do mundo. Apesar do favoritismo, o craque brasileiro viu o volante espanhol Rodri, do Manchester City, ser consagrado como o principal atleta da temporada 2023/2024 e ficou com a segunda colocação.

A vitória do camisa 7 do Real Madrid era dada como certa após a final da Liga dos Campeões, quando o atacante brilhou e levou o clube espanhol ao 15º título da principal competição do futebol europeu. O brasileiro também foi destaque na campanha vitoriosa da La Liga.

Não à toa a notícia da derrota, que vazou no começo da manhã desta segunda-feira, 28, causou surpresa e levou o time a cancelar a viagem para Paris, na França. Em protesto, o Real, eleito o melhor clube da temporada, não compareceu à premiação.

Com a derrota de Vinicius Jr., o Brasil aumenta o jejum de vitórias do Bola de Ouro para 18 anos. Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2005) e Kaká (2007) foram os únicos brasileiros a ocuparem o topo da lista.

Mas, em 2015, a France Football publicou uma “revisão” dos vencedores por causa dos anos em que a premiação só contou com a participação de jogadores europeus e anunciou prêmios honorários para Pelé (1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970), Garrincha (1962) e Romário (1994).

*Com informações de Terra