Zezé Di Camargo e Patrícia Abravanel - Foto: Reprodução | Instagram

O cantor Zezé Di Camargo, de 63 anos, afirmou na madrugada desta segunda-feira, 15, que as filhas de Silvio Santos (1930–2024) estariam “se prostituindo” e “desonrando o legado do pai”.

A declaração do cantor sertanejo veio logo após as herdeiras de Silvio Santos receberem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama, Janja Silva, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes para a inauguração do SBT News, novo canal do grupo dedicado exclusivamente a notícias.

Em um vídeo publicado no Instagram, o sertanejo criticou as herdeiras de Silvio Santos. “Todo mundo sabe que eu tenho um especial no SBT agora, dia 17. Está gravado, com participação de Alexandre Pires, Paula Fernandes, enfim… Mas eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias, na inauguração do SBT News, e juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento”, iniciou Zezé Di Camargo, demonstrando inconformidade com a situação.

“Não tenho nada contra ninguém. Eu peço que o Brasil se saia da melhor maneira possível, tudo para o povo brasileiro, porque eu vivo e dependo do povo brasileiro. Mas, diante dessa situação que eu vi no SBT, as pessoas mudando totalmente a maneira de pensar, principalmente as filhas do Silvio Santos, pensando totalmente diferente do que o pai pensava… E uma coisa que eu sempre disse na minha vida: ‘Filho que não honra pai e mãe, para mim, não existe’. Então, eu só queria dizer uma coisa para vocês: o SBT custou caro para mim, tempo, serviço, tudo. Mas, se puderem, não precisa passar o meu especial de Natal. Não quero participar disso. A maneira que vocês pensam, para mim, não condiz com grande parte do povo brasileiro”.

Em seguida, o artista enfatizou que gostaria que seu projeto não fosse ao ar. “Eu não quero decepcionar as pessoas que acham que eu penso diferente. Então, se vocês puderem fazer um favor para mim, tirem o meu especial do ar. Para mim, seria maravilhoso, porque, a partir do momento em que as pessoas pensam diferente do que o pai pensava, do que grande parte do Brasil pensa, do que eu penso, para mim não faz sentido.”

No fim da mensagem, Zezé ainda afirmou que as filhas de Silvio Santos “estão se prostituindo” ao receber Lula na emissora. “Beijo para todos, amo vocês, amo o SBT, tenho o maior carinho e tudo. Mas eu acho que vocês [herdeiras] estão, desculpem, se prostituindo. Então, não faço parte disso”, encerrou.

Com a repercussão em torno do assunto, Patrícia Abravanel retirou as fotos com o chefe de Estado das redes sociais. Ela, juntamente com as irmãs, também compartilharam um texto firmando compromisso com o jornalismo e com uma linha editorial imparcial, com credibilidade, seriedade, apartidarismo e ética.

A apresentadora conduziu o casal presidencial da entrada da emissora até o local da cerimônia de lançamento do canal de notícias da família Abravanel – Foto: Reprodução / @patriciaabravanel

Veja o texto completo:

“Nosso compromisso: A TODOS OS PONTOS DE VISTA

A fim de que não pairem dúvidas quanto à linha a ser seguida pelo departamento de jornalismo, tanto o diretor Roberto Wilson, como os demais membros da equipe, abaixo assinados, resolvem assumir, perante o público, os seguintes PRINCÍPIOS EDITORIAIS:

  • CREDIBILIDADE — cada informação deve ser confirmada. Nenhum boato poderá passar sem verificação.

  • IMPARCIALIDADE — devemos demonstrar o respeito de nosso público e também de nossas fontes. Seremos incorruptíveis e honestos.

  • SERI­DADE — o sensacionalismo não é admissível. O público quer informação, e o telejornal será feito com informação precisa e correta.

  • ISENÇÃO — ouvir sempre os dois lados, frente a frente com imparcialidade. Nenhum assunto será explorado antes que a Justiça tenha sido acionada.

  • APARTIDARISMO — nossa equipe não se envolve com política partidária. Nenhum tipo de ideologia será defendido através da informação.

  • IMAGEM — preservar cuidadosamente o nome, a honra, a imagem e o direito de resposta sempre que for necessário, dentro dos parâmetros corretos.

  • PRODUTO INDISPENSÁVEL — nosso telejornal deve ser para o público um instrumento essencial de informação.

  • PRODUTO POPULAR — ser popular não significa ser populista ou sensacionalista. O noticiário será feito para todos os níveis, com linguagem clara, sem elitismo nem vulgaridade.

  • PRODUTO MODERNO — a TV é um veículo ágil e seu jornalismo deve ser atual, dinâmico e, ao mesmo tempo, sério.

  • IMPARCIALIDADE ADMINISTRATIVA — sem interesses comerciais ou de qualquer outra natureza administrativa interferindo na informação.

  • ÉTICA — toda notícia deverá ser levada ao ar com responsabilidade, respeitando acima de tudo a dignidade humana.

  • PRODUTO DIÁRIO — ao preparar o noticiário e viver do público, cada repórter e comentarista deve refletir: “A informação que estou levando é útil ao público?”

  • PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS — o jornal terá função educativa, esclarecedora e prestadora de serviços.

  • RESPEITO AO PÚBLICO — não tratar agressivamente nosso público e seus costumes; respeito ao telespectador é fundamental.

Todos os redatores, repórteres e jornalistas da casa, no exercício de suas tarefas, devem observar tais princípios, que refletem a filosofia que assumimos diante de nossa profissão. Por isso, com base nessa filosofia, reafirmamos nosso compromisso com você, nosso telespectador”.

*Com informações de Terra