
O governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (19/02), Dia do Esportista, a Arena Poliesportiva Estrela, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, totalmente revitalizada. A obra amplia as opções de lazer e esporte na comunidade, incentivando o esporte comunitário como ferramenta de transformação social.
De acordo com o governador Wilson Lima, o investimento em espaços esportivos comunitários contribui para transformar realidades e fortalecer a formação cidadã de crianças e adolescentes.
“Nós temos um potencial muito grande nas comunidades e espaços como esse daqui acabam se tornando uma referência: são as crianças que participam de projetos esportivos, os adolescentes que jogam no final da tarde. Também é o espaço que é utilizado pelo clube de mães, pela associação de idosos, é aqui que são realizados os eventos como festas juninas e outros eventos comunitários. Quando reformamos uma estrutura dessa, isso acaba sendo um ganho muito significativo para a comunidade”, afirmou o governador Wilson Lima.
Executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a obra recebeu investimento de R$ 2,7 milhões e teve início em julho do ano passado. Segundo moradores da região, a arena não passava por uma revitalização completa há cerca de 30 anos.
O complexo esportivo passou a contar com academia ao ar livre, espaço para aulas coletivas, área de areia para prática de vôlei e futebol, arquibancada recuperada com cobertura, novo sistema elétrico com reforço na iluminação, recuperação de gradil e alambrado, além de banheiros feminino e masculino, área administrativa revitalizada, nova pintura e grafismo.
Após a entrega da infraestrutura, o espaço será utilizado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) para a implantação do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), que oferece modalidades como futebol, futsal, basquete, vôlei, handebol e jiu-jitsu, atendendo crianças e adolescentes da comunidade.
Para a professora Andréia Costa, de 35 anos, mãe de Anderson Rafael, de 9 anos, que participa das atividades esportivas, a revitalização representa mais oportunidades para as crianças da região.
“É muito importante para tirar as crianças da zona de perigo. Esse projeto renova o futuro das crianças, inclusive o meu filho participa do projeto desde os 7 anos. E para eles é muito importante e motiva muito. Muda muito as crianças, no aprendizado, na escola”, pontuou Andréia.












