Vereador questionou o não pagamento dos recursos destinados a secretarias - Foto: Emerson França / Dicom - CMM

O vereador William Alemão (Cidadania) fez duras críticas à falta de efetivação das emendas de bancada durante a votação do Requerimento n° 16.328/2024, de autoria do vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O referido documento solicita à Secretaria de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), esclarecimentos detalhados sobre os desembolsos financeiros e o andamento das execuções das emendas impositivas dos vereadores de Manaus, bem como as emendas de bancada, destinadas na atual legislatura.

Em seu pronunciamento, Alemão chamou a atenção para o fato de que durante o período eleitoral, o vice-líder do prefeito David Almeida (Avante), na Câmara Municipal, vereador Raulzinho (MDB), afirmou que os vereadores possuem a ferramenta das emendas parlamentares para auxiliar o Executivo Municipal, na execução de ações e serviços públicos, em vez de continuarem pedindo requerimentos à Secretaria. O vereador ressaltou que essa afirmação parece ignorar a realidade enfrentada por muitos parlamentares, que não veem suas

“Eu vi vereador, da base do prefeito, postar nas suas redes sociais que a sua bancada tinha destinado mais de 4 milhões e meio, às secretarias. E aí eu pergunto: o que o Cidadania tem de diferente para que a emenda de bancada não seja paga, não seja efetivada?”, questionou Alemão.

Para ele, a falta de execução das emendas pode ser um caso de “perseguição política”. Conforme William, outros parlamentares de diferentes bancadas enfrentam a mesma dificuldade, com emendas sendo encaminhadas diretamente para as secretarias e não sendo implementadas.

“Eu destinei emenda à Semtepi (Secretaria Municipal Do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação), mas não posso dizer isso publicamente, pois a emenda não foi executada”, comentou.

Na ocasião, o líder do Cidadania na Casa Legislativa, destacou que, durante audiência pública de sua propositura, realizada na última segunda-feira, 25, sobre cultura, a representante de uma Organização da Sociedade Civil (OSC), localizada no bairro Nova Cidade, zona norte, aproveitou a oportunidade para relatar que das três emendas parlamentares destinadas à entidade, apenas uma foi paga. As demais aguardam liberação.

Apesar das argumentações, o Requerimento n° 16.328/2024, foi derrubado por um placar de 10 votos a favor e 18 contrários.

Descaso

Esta não foi a primeira vez que o vereador William Alemão cobrou na CMM, o pagamento de emendas. No último dia 19, durante um aparte ao pronunciamento do vereador Rodrigo Guedes, sobre o tema, Alemão denunciou a morosidade e, segundo ele, a perseguição política na execução de emendas parlamentares pela Prefeitura de Manaus. Na ocasião, ele expressou preocupação com o impacto negativo dessa situação em projetos sociais essenciais para a população, especialmente os voltados para crianças autistas e pessoas em situação de vulnerabilidade social.